REDES SOCIAIS COMO FORMAS DE ATUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM REDE NA EDUCAÇÃO
Resumo
A metáfora da rede surge como uma nova forma de organização e produção das
relações sociais e do conhecimento, em que diferentes elementos se conectam
numa teia dinâmica e em constante interação. Essas relações marcam rupturas em
relação ao paradigma moderno, caracterizado pelas hierarquizações, linearidades,
fragmentações e racionalidade cartesiana. No espaço educativo, a apropriação das
redes de interação sociais virtuais representam não apenas uma adequação ao
paradigma atual, mas constituem-se em possibilidades de se instituir outras formas
de produção e circulação dos saberes. Partindo das contribuições de Lévy (1996,
1999), Deleuze e Guattari (1995, 1998) e Alves (2002), o ensaio procura defender
que o uso das redes sociais, na educação, pode potencializar a interatividade e
organização do conhecimento na forma rede ou rizoma.
Palavras-chave: redes sociais, educação, virtual, rizoma, conhecimento em rede.