TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS
Resumo
Este artigo se propõe a apresentar a importância das Tecnologias Assistivas (TAs)
como facilitadoras da aprendizagem significativa de crianças com deficiência. Relata
ainda, a importância de uma formação eficaz quanto à utilização das TAs para os
professores mediadores dos Laboratórios de Informática (LI). Busca responder, com
aporte teórico, a algumas questões: quais condições pedagógicas têm caracterizado
o atendimento dos alunos com deficiências? Como trabalhar a diversidade com
enfoques específicos para garantir uma aprendizagem significativa às crianças com
deficiências? Para tanto, foi realizada uma intensa revisão de literatura específica,
tendo como principais teóricos norteadores da pesquisa: Romeu K. Sassaki, José
Armando Valente e José Manuel Moran. Espera-se que este trabalho possa
contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do trabalho dos
professores com crianças deficientes, pois apresenta, de forma simples, como
trabalhar com as TAs, auxiliando as práticas pedagógicas cotidianas e promovendo
um ambiente mais inclusivo.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva, Formação do Professor.