A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E SEU CARÁTER INTERATIVO & REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SABERES DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
UMA PESQUISA NECESSÁRIA
Resumo
A melhoria da qualidade da educação básica, tema prioritário no atual cenário
educacional brasileiro, nos conduz necessariamente à reflexão sobre a formação
dos professores que nela atuam. Embora não se possa atribuir somente aos
docentes a responsabilidade pela qualidade da educação, concordamos com Tardif
(2002, p. 33) que “os professores ocupam uma posição estratégica no interior das
relações complexas que unem as sociedades contemporâneas aos saberes que elas
produzem e mobilizam com diversos fins”, o que os coloca em uma posição
privilegiada para enfrentar os desafios relacionados ao aumento do nível de
escolarização da população brasileira. Os saberes pedagógicos são os que nutrirão
uma ação pedagógica significativa que corresponde a identidade do profissional da
educação, saberes que caracterizam o ofício docente. Esses saberes são
provenientes da ciência da Pedagogia que segundo Mazzotti (2001) é uma ciência
prática, por isso empírica, flexível e plástica. Ainda hoje predomina nos professores
universitários, mesmo nos que atuam nas licenciaturas um desconhecimento das
bases cientificas do processo de ensino e de aprendizagem pelo qual são e serão
responsáveis.
Palavras-chave: Saberes pedagógicos. Formação de Professores. Representação
Social. Oficio Docente.