AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Zoraide Barboza de Souza

Resumo

Avaliação da qualidade na educação infantil: possibilidades e desafios da
participação. A discussão acerca da qualidade na Educação Infantil perpassa pela
contextualização histórica, haja vista a constante luta dos profissionais da Educação Infantil
e dos movimentos sociais pelo reconhecimento desse nível de educação como componente
da Educação Básica. Seu viés histórico voltado para o combate à pobreza, em específico a
desnutrição e preparação das crianças pobres para ingresso no Ensino Fundamental, podese caracterizar como políticas públicas de cunho assistencialista. Nesse aspecto, a
Educação Infantil é assombrada por política de baixo investimento, aliada aos
conveniamentos com entidades filantrópicas e/ou comunitárias, precárias situações dos
prédios e equipamentos, ausência de projetos pedagógicos e quantitativos de crianças em
salas, não contribuindo para qualificação do trabalho pedagógico. Como discutir qualidade
nestas condições? Quais percursos podem ser delineados na construção de uma Política de
qualidade na Educação Infantil?


Palavras-Chave: Educação Infantil; Politica de Qualidade; Avaliação da Qualidade.

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Publicado

25-03-2022