PERSPECTIVAS ATUAIS SOBRE “APENDER A APRENDER”

MODELIZAÇÃO OU INVENÇÃO DE MODOS DE SER?

Autores

  • Luciane Infantini da Rosa Almeida

Resumo

Perspectivas atuais sobre “apender a aprender”: modelização ou invenção de
modos de ser? Inúmeras e diferentes falas transitam no cenário educacional nessas últimas
décadas, dentre elas, “formação de um aluno que consiga continuar aprendendo” e “desenvolver a
capacidade de aprender a aprender” tem sido recorrentes nos discursos e nos documentos oficiais
para a educação. Mas o que se pretende quando se fala em alunos capazes de aprender a aprender?
Que perspectivas de formação humana estão postas nestes discursos? Prioriza-se a modelização ou
a invenção de formas de ser? O objetivo deste ensaio é discutir as perspectivas filosóficas que se
colocam nas propostas atuais sobre aprender a aprender. Aponta-se como hipótese pelo menos duas
perspectivas, com diferentes implicações no âmbito educacional: aprender a aprender como um
“treino” de indivíduos flexíveis e capazes de solucionar problemas ou como instrumento de invenção
de modos de existir, caracterizados pela autonomia e pela potência de problematizar formas já dadas
de ser e de estar no mundo. A discussão teórico-analítica será apoiada nas contribuições de autores
como Virgínia Kastrup, Humberto Maturana, Francisco Varela e Eduardo Passos, entre outros.
Conclui-se que a perspectiva assumida no campo educacional dependerá do caráter ético-político
das práticas que são engendradas neste espaço.


Palavras-chave: aprender a aprender; invenção; modos de ser.

Downloads

Publicado

25-03-2022