UM MESTRE PARADOXAL DO CUIDADO DE SI
Resumo
Um mestre paradoxal do cuidado de si. Este texto recupera a investigação
sobre o cuidado de si (epiméleia heautoû), tal como trabalhada nos últimos cursos de M.
Foucault no Collège de France. Trata-se de uma pesquisa teórica com base na leitura e
interpretação de textos. Por razões de enfoque e espaço, seu eixo serão as referências à
concepção socrática do cuidado de si nos cursos de 1982 (Hermenêutica do Sujeito, São
Paulo: Martins Fontes, 2004a) e de 1984 (A coragem da verdade, ainda não publicado
quando foi escrito esse artigo). A hipótese que guia a investigação, da qual este trabalho é
um resultado provisório e parcial, é que a perspectiva foucaultiana sobre o cuidado de si
contribui para pensar significativamente alguns problemas da educação contemporânea,
particularmente no que diz respeito à constituição da subjetividade presente nas
relações entre os diversos atores envolvidos nos processos educacionais. Neste
trabalho especificamos essa contribuição em torno do caráter paradoxal da
concepção socrática do cuidado de si.
Palavras-chave: Cuidado de si. M. Foucault. Sócrates.