SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, POSICIONAMENTO E COMPOSTO DE MARKETING EM BARES

UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO EM VITÓRIA-ES

Autores

  • Naone Manuel Garcia
  • Eliezer Rodrigues da Silva Neto
  • Anderson Soncini Pelissari
  • Ricardo dos Santos Dias
  • Eduardo Vieira Dutra

Resumo

Segmentação de mercado, Posicionamento e composto de marketing em bares:
um estudo de caso comparativo em Vitória-ES. Em razão da grande competitividade e da
fragilidade das micro e pequenas empresas no setor de “Bares”, estratégias de segmentação,
posicionamento e composto de marketing são importantes para elevar as competências essenciais e
explorar as potencialidades que estão ocultas no mercado consumidor. Com uma visão apurada do
mercado alvo, as estratégias de marketing tendem a proporcionar efeitos positivos na lucratividade,
retorno aos acionistas e na sustentabilidade do empreendimento. Assim o objetivo do presente
estudo é avaliar comparativamente o planejamento e a implantação das estratégias de marketing de
dois bares, de um mesmo grupo de acionistas, buscando padrões nas estratégias que contribuem
para o sucesso obtido por elas. Para alcançar tal objetivo foi realizada pesquisa exploratória, de
abordagem qualitativa, através do método de estudo multicaso. Os dados foram coletados mediante
técnicas de análise documental, questionário semiestruturado e observações diretas. Os resultados
evidenciaram que os dois bares se diferenciam pouco em relação às suas estratégias de marketing, e
quando o fazem, as mesmas são voltadas a explorar ao máximo as capacidades e potencialidades de
cada mercado-alvo.


Palavras-chave: Composto de marketing; segmentação; posicionamento; estratégias competitivas.

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Publicado

25-03-2022