BENCHMARKING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE HOSPEDAGEM

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Marcos José Araújo dos Santos
  • Claudia Marchioti Nicolau dos Reis
  • Guilherme Teixeira Portugal

Resumo

Benchmarking para micro e pequenas empresas do setor de hospedagem: uma
proposta metodológica de avaliação. O objetivo deste estudo é elaborar uma proposta
metodológica para avaliar o benchmarking dentro de micro e pequenas empresas do setor de
hospedagem brasileiro. Benchmarking é o processo conduzido por uma entidade para aplicação de
boas e melhores práticas reconhecidas por um segmento de mercado. Estudos recentes evidenciam
o benchmarking como um dos artefatos mais utilizados pelas empresas que se destacam nos
fundamentos econômicos e financeiros do mercado brasileiro (GUERREIRO; CORNACHIONE
JÚNIOR; SOUTES, 2011; TEIXEIRA et al., 2011). Trata-se de uma pesquisa metodológica,
classificada quanto aos meios de investigação como bibliográfica e documental. O resultado obtido foi
a adaptação do questionário de afirmativas da pesquisa de Martins, Protil e Oliveira (2010) referente
à utilização da ferramenta na gestão estratégica das cooperativas agroindustriais paranaenses, de
forma que o questionário pudesse ser utilizado para avaliar as micro e pequenas empresas do setor
de hospedagem. A relevância do estudo consiste em proporcionar uma metodologia de avaliação do
benchmarking para as empresas de pequeno porte do setor de hospedagem brasileiro.


Palavras-chave: Contabilidade Gerencial; Benchmarking; Setor de Hospedagem.

Downloads

Publicado

25-03-2022