A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-EDUCADOR COMO ALTERAÇÃO E FORMATIVIDADE– A INVENÇÃO DE SI

Autores

  • Maria de Lourdes Oliveira Reis da Silva

Resumo

A formação do professor-educador como alteração e formatividade – a
invenção de si. Este texto apresenta uma reflexão sobre aspectos da formação do
educador como processo de alteração, não somente pela experiência formal e universitária,
como também pela convivência com os outros seres igualmente em formação profissional e
ao longo da vida. Enfatizando o valor das escolhas, movidas por desejos e crenças que
orientam o fazer pedagógico e a própria formação. Trazendo para a reflexão o professor
sujeito de sua formação como o Ser que se deixa alterar na experiência de si, consigo
mesmo e com os outros na relação social, que compartilha saberes formais e aqueles outros
que, por serem nômades, perpassam as experiências e as histórias de vida, enriquecendoas e potencializando a construção de novos conhecimentos, na invenção de si e dos outros.


Palavras-chave: Formação; Alteração; Formatividade.

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Publicado

25-03-2022