CLASSIFICAÇÃO DE CLIENTES NA GESTÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE RESÍDUOS

Autores

  • Jonas de Souza Ramos
  • Maurício Ramos Velho
  • Diego Augusto de Jesus Pacheco

Resumo

Classificação de clientes na gestão de serviços de coleta de resíduos. O presente
artigo visa analisar a gestão dos clientes numa empresa prestadora de serviços que realiza a coleta
de resíduos de serviços de saúde (RSS). Essa análise foi realizada através de uma classificação se
deu em virtude da importância dos clientes em relação ao seu retorno financeiro para a empresa. Os
dados foram coletados através de uma pesquisa de dados comerciais e financeiros no sistema de
gestão da empresa da empresa. Foi utilizado o método ABC para classificação dos clientes. A análise
ocorreu em dois passos: o primeiro foi dividir os clientes por categoria e o segundo por retorno
econômico. Os resultados obtidos indicaram que pouco mais de 18% dos clientes compreendem em
torno de 76% da receita mensal da empresa de coleta de resíduos. Com isso, verificou-se que a
empresa, deverá desenvolver estratégias de fidelização para esses clientes, investindo numa melhor
qualidade no serviço prestado, evitando perdê-los para a concorrência.


Palavras-Chave: Resíduos de serviços de saúde; Classificação ABC; Serviços.

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Publicado

18-03-2022