MARKETING INTERNO E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO NA INDÚSTRIA CAPIXABA
Resumo
Marketing Interno e satisfação com o trabalho na indústria capixaba. O objetivo
deste trabalho é identificar a percepção dos trabalhadores de uma empresa capixaba acerca da
influência do marketing interno (MI) na satisfação com o trabalho. Em mercados competitivos, as
organizações precisam de estratégias emergentes, que vão além do desempenho econômico, para
obter vantagem competitiva. Entende-se que o MI é uma dessas estratégias, trazendo consigo
benefícios como redução das taxas de turn over, qualidade na prestação de serviços, habilidade na
gestão de mudanças e satisfação com o trabalho. Baseando-se no modelo de Gounaris (2006),
realizou-se - por meio da aplicação on-line de questionários estruturados - uma pesquisa quantitativa
descritiva com corte transversal. A análise dos resultados aponta que a aplicação de ações de MI
pode ser relevante para a satisfação com o trabalho, o que estimula a adoção de tais práticas nas
organizações. Concluiu-se que os resultados desta pesquisa reforçam o argumento de que a
orientação para o mercado interno (OMI) influencia a satisfação com o trabalho, revelando, porém,
que o marketing interno pode impactar positivamente ou negativamente a satisfação com o trabalho.
Palavras-chave: Marketing Interno; Orientação para o Mercado Interno; Satisfação no Trabalho;
Indústria Capixaba.