A ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NO MERCADO
UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISTRIBUIDORA DE FORTALEZA/CE
Resumo
A formação do preço de venda ideal, responsável pela garantia e continuidade dos negócios, não é uma tarefa das mais fáceis, pois vários fatores são relevantes neste processo como: levantamento de custos, impostos, despesas, preço da concorrência, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é analisar as ferramentas de controladoria quanto à formação de preço de venda. O estudo em questão traz uma abordagem qualitativa no formato exploratório da atuação da controladoria em uma distribuidora de componentes automotivos, para entender seu formato de precificação baseado no mercado, visto que grande parte das empresas atua na formação de preços “de dentro para fora”. É possível verificar que as análises e acompanhamentos realizados pelo departamento de controladoria garantem que a empresa alcance a lucratividade desejada e mantenha-se competitiva no mercado, desde que os preços sugeridos pela indústria estejam realmente em linha com o praticado na concorrência, visto ser um mercado sensível a preços.
Palavras-chave: Formação de Preços. Controladoria. Concorrência.