MARKETING DE RELACIONAMENTO APLICADO AOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS

UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO XYZ

Autores

  • Andressa Battista de Freitas
  • Daniel Pedro Auler

Resumo

Marketing de relacionamento aplicado aos serviços educacionais: um estudo de
caso no instituto XYZ. A necessidade de buscar meios para se manter competitivo no mercado
justifica a importância da aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento nas empresas, em
especial naquelas ligadas ao setor de serviços. Diante disso, os prestadores de serviços
educacionais sentiram a necessidade de adotar as ferramentas do marketing, respondendo às
constantes mudanças no mercado, à entrada de concorrentes fortes multinacionais e ao avanço da
tecnologia da informação. Diante de um cenário de crescente importância dos serviços educacionais
no Brasil e tendo em vista que a migração para a concorrência, atualmente, é a maior preocupação
das escolas particulares, o presente artigo abordará o caso do Instituto XYZ. Este artigo tem o
objetivo de sugerir ações que possam ser utilizadas pelo instituto com o intuito de fidelizar seus
alunos, especialmente os de ensino fundamental, baseando-se em conceitos de marketing de
relacionamento. Esta pesquisa foi exploratória por meio de um estudo de caso, onde os sujeitos eram
os responsáveis pelos alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental e os alunos do 6° ao 8° ano.
Através dos resultados obtidos, se notou a satisfação por parte dos respondentes na grande maioria
dos itens questionados. Ainda assim, com base nas considerações feitas pelos respondentes e no
referencial teórico estudado, se pode fazer uma série de sugestões que poderão ser observadas pelo
Instituto XYZ e pelos prestadores de serviços educacionais de um modo geral. O artigo encerra com
algumas considerações metodológicas, limitações e propostas para pesquisas futuras.


Palavras chaves: Fidelização; Clientes; Marketing de relacionamento; Serviços educacionais.

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Publicado

18-03-2022