ECONOMIA, ECOLOGIA E CONSUMO

VIVENDO NOSSA MISSÃO DE “EDUCAR PARA TRANSFORMAR”

Autores

  • Maria Cecilia Trannin

Resumo

Economia, Ecologia e Consumo: Vivendo nossa Missão de “Educar para
Transformar”. Este ensaio vem somar à discussão sobre consumo e aos questionamentos sobre as
relações entre consumo e educação ambiental. Traz um novo olhar, que reflete sobre a necessidade
de inserirmos a discussão sobre Consumo, Economia e Ecologia em nossos temas transversais de
sala de aula, como forma de aumentar a perspectiva crítica de nossos alunos, reconstruindo modos
de pensar, atuar e aprender. Considera-se este campo carente de reflexão, pois o consumo é a base
da Economia e pode-se dizer, o “tirano” da Ecologia. Reforçando a relevância deste estudo, como
anunciado por Canclini (2008), “O consumo serve para pensar e as mudanças na forma de consumir
alteram as possibilidades e as formas de exercer a cidadania”. Os estudantes não entendem, nem ao
menos parcialmente, a “cadeia de consumo estendida” e se sentem confortáveis em seu lugar social,
naturalizando os padrões de consumo e produção atuais. Há evidências de que a educação
universitária não problematiza o consumo. A divulgação na mídia acerca das necessidades de ações
pró sustentabilidade e preservação do meio ambiente, tão difundidas na atualidade, também parece
não ser satisfatória para promover o conhecimento e a mudança de atitudes suficientes de
universitários. Espera-se que o Ensaio desperte novas maneiras de pensar e ensinar, contribuindo na
formação dos nossos alunos e corroborando com nossa Missão de “Educar para Transformar”.
Acredita-se que mudanças maiores também estarão ligadas à educação e um maior nível de
exigência do consumidor, que, por sua vez, acabarão determinando mudanças nas políticas públicas,
nas grades curriculares e na legislação, podendo assim vir a alterar todo o processo de produção dos
bens de consumo, em longo prazo.


Palavras-chave: Educação a distância; Educação superior; Análise fatorial exploratória; Engenharia
de produção; Sistema de informação.

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Publicado

18-03-2022