DISCIPLINAS OFERECIDAS À DISTÂNCIA
FATORES QUE AFETAM A PERCEPÇÃO DA SATISFAÇÃO DO ALUNO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Resumo
Disciplinas oferecidas à distância: fatores que afetam a percepção da satisfação do
aluno de engenharia de produção. Atualmente, qualquer curso superior pode ofertar até 20% de
sua carga horária na forma de educação a distância. Neste contexto, esta pesquisa busca identificar
quais fatores relacionados ao sistema de informação utilizado nas disciplinas oferecidas à distância,
impactam a percepção de satisfação do aluno do curso superior presencial de engenharia de
produção em relação a esta modalidade de ensino. Para tal, foi utilizado o modelo atualizado de
análise de sucesso de sistemas de informação de DeLone e McLean (2003), composto pelos
construtos “qualidade do sistema”, “qualidade da informação” e “qualidade do serviço”. Foi realizada
pesquisa do tipo Survey e os dados analisados por meio da técnica de análise fatorial exploratória. A
pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior do estado do Rio de Janeiro que é
reconhecida pela grande relevância econômica e social em toda a região da baixada fluminense.
Como resultado foram identificados 2 fatores que explicam, juntos, quase 50% da variância, sendo o
principal deles o fator composto pelas três variáveis relacionadas à qualidade do serviço.
Palavras-chave: Educação a distância; Educação superior; Análise fatorial exploratória; Engenharia
de produção; Sistema de informação.