BABY BOOMERS E “X”, DUAS GERAÇÕES E UM MESMO DESEJO

ESTUDO DE CASO DO AUTOMÓVEL OPALA

Autores

  • Gabriel R. D. Levrini
  • Marcio Feijó

Resumo

Baby boomers e “x”, duas gerações e um mesmo desejo: estudo de caso do
automóvel Opala. No ano de 1968, a General Motors do Brasil S.A. (GMB) lançou o primeiro
automóvel Chevrolet Opala. Passou a ter uma legião de fãs, desde seu lançamento. O presente
estudo tem como objetivo principal comparar o comportamento e valores dos compradores de Opalas
duas diferentes gerações compradoras em épocas diferentes: no seu lançamento (Geração Baby
Boomers,) e dos atuais colecionadores (Geração X). As técnicas de coleta de dados foram realizadas
por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas em profundidade através de laddering
com 30 entrevistados, sendo 15 pertencentes a Geração Baby Boomers (nascidos entre os anos
1940 e 1960) e os outros 15 entrevistados fazem parte da Geração X (nascidos entre os anos 1980 e
1990), cujos os relatos foram importantes para a concretização deste estudo. Após, foi realizada a
análise de conteúdo e análise através de laddering com montagem do mapa hierárquico de valores
de cada geração. Os principais resultados alcançados com esta pesquisa: em relação a Geração
Baby Boomers teve como valor fundamental a questão da segurança financeira como maior fator
motivacional para aquisição do Opala. Já a Geração X teve na pesquisa a indicação do valor
nostalgia e saudosismo como maior impulsionador para a compra do automóvel. Entre as duas
gerações o valor de nostalgia e saudosismo aparece em comum. Os resultados alcançados abrem
possibilidades para novas pesquisas para o Marketing Geracional.


Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, Gerações, Laddering.

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Publicado

24-02-2022