IDENTIFICAÇÃO DO TAYLORISMO NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE DE ENSINO DE IDIOMAS

Autores

  • Vanessa de Campos Machado
  • Fernanda Rizzon
  • Luis Cezar Tamiosso

Resumo

Identificação do Taylorismo no processo de trabalho docente de ensino de
idiomas. A administração científica de Taylor propõe que existe a melhor maneira de
executar um trabalho garantindo eficiência máxima. A abordagem audiolingual foi criada
para tornar fluente em outros idiomas os soldados durante a segunda guerra mundial.
Percebe-se então, que as duas teorias convergem para eficiência através de controle e
passos executados de forma controlada. Por isso, esse artigo examina como o Taylorismo
se apresenta em uma escola de idiomas na Serra Gaúcha, através de estudo de caso e
análise documental. Como principais evidências, percebeu-se o controle do trabalho dos
professores, proposição de metas e treinamento. Os resultados da análise através do
software Nvivo permitiram identificar que os professores não percebem o controle realizado
como ponto negativo. Também afirmam possuir autonomia e liberdade para criatividade
suficiente. Concluiu-se que o Taylorismo acontece no ensino de idiomas, embora neste caso
específico não tenha apresentado contrapontos.


Palavras chave: Taylorismo. Administração científica. Abordagem Audiolingual. Ensino de
idiomas.

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Publicado

23-02-2022