O DESAFIO DOS GESTORES DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO EM INCLUIR EM SUAS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS O PÚBLICO SURDO

Autores

  • Cibelle Souza Silveira
  • Luis Andre Wernecke Fumagalli

Resumo

O desafio dos gestores das cooperativas de crédito em incluir em suas estratégias de
negócios o público surdo. A concorrência entre instituições financeiras nos dias atuais desafia os
gestores a cada vez mais criarem novas estratégias com base em comportamentos peculiares. Inclusão de
surdos nas ações de negócios contribui para o desenvolvimento da comunidade e pode demonstrar ser um
diferencial competitivo. O objetivo deste artigo buscou apresentar os resultados de um estudo realizado
para identificar em qual nível de aderência um Sistema Cooperativo de Blumenau, Santa Catarina se
encontra, quando o assunto é incluir os surdos nas estratégias de negócios das cooperativas de crédito e
também apresentar como o surdo percebe a instituição cooperativa e quais são suas sugestões de
melhoria quando se referem ao atendimento. Para auxiliar neste processo, foram realizados dois métodos
de coleta de dados, sendo pesquisa de campo e método de entrevista. A pesquisa de campo buscou
constatar nos gestores, a relevância atribuída ao tema e o conhecimento dos líderes sobre o assunto. As
entrevistas foram realizadas com pessoas surdas, e teve como principal objetivo apresentar as dificuldades
que elas encontram no atendimento prestado pelas instituições financeiras. Além de evidenciar as
informações adquiridas na coleta de dados, o artigo procurou expor parte do trabalho realizado pelas
cooperativas de crédito do Sistema Cooperativo que procuram atuar de forma efetiva nas comunidades
inseridas e buscam prestar um atendimento diferenciado. No decorrer do estudo, será possível identificar
se este atendimento diferenciado abrange comunidades surdas presentes na região. Questões como
mudança organizacional, planejamento de novas ações de negócios, são levantadas à discussão.


Palavras-Chave: Surdos; Estratégias de Negócios; Atendimento; Cooperativas de Crédito; Comunidades.

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Publicado

23-02-2022