COMPLIANCE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

CARACTERÍSTICAS DOS CANAIS DE DENÚNCIA

Autores

  • Marina Souza Sebastião
  • José Alonso Borba

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar as características dos canais de denúncia das empresas brasileiras de capital aberto pertencentes ao Novo Mercado. Foi verificado se as companhias da amostra possuem canais de denúncia e as características desse mecanismo em cada empresa. A pesquisa classifica-se como quantitativa. Foram analisadas as empresas de capital aberto brasileiras do Novo Mercado em 2020. A amostra de pesquisa foi composta por 142 companhias. Os resultados demonstram que a maioria das empresas possui canal de denúncias. Esses canais são em sua maioria operados por empresas independentes que garantem o anonimato. A estrutura operacional dos canais mais comum é por meio de telefone e formulário no site. Os nomes mais comuns que os canais recebem utilizam a palavra denúncia. A área responsável por apurar as denúncias na maioria da amostra é o comitê de ética, comitê de conduta, área de compliance, auditoria interna ou conselho administrativo.


Palavras-chave: Canal de denúncia. Compliance. Whistleblowing.

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Publicado

23-02-2022