ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA
ELEMENTOS INICIAIS PARA O DEBATE
Resumo
Objetiva discutir como se dá o processo de construção da leitura e da escrita dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental a partir da diferenciação dos conceitos de alfabetização e letramento, dos aspectos históricos da escrita e da alfabetização e da reflexão a respeito das teorias que embasam a alfabetização, do tempo das cartilhas até às contribuições das teorias sócio-psicolinguísticas ao processo de aquisição da alfabetização. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados indicam a importância do conhecimento teórico acerca do processo de alfabetização em seus vários aspectos, para uma aprendizagem sólida e significativa. Aponta a leitura e a escrita enquanto conhecimento que favorece a comunicação entre os sujeitos em sociedade. Afirma que com a transformação da sociedade e com o crescimento da tecnologia torna-se indispensável que os alunos sejam alfabetizados e conscientes dos benefícios proporcionados através da leitura e da escrita. Ressalta que entender como acontece o processo de construção da leitura e da escrita dos alunos que inicia o primeiro ano do Ensino Fundamental e quais medidas são tomadas para que os alunos além de alfabetizados se tornem letrados em sociedade não é uma tarefa fácil para os docentes, porém necessária, pois requer uma prática transformadora que leva em consideração alfabetizar letrando, de modo indissociado.
Palavras-chave: Leitura e escrita; alfabetização e letramento; construção da escrita, teorias sócio-psicolinguísticas.