ALFABETIZAÇÃO

QUALIDADE X QUANTIDADE

Autores

  • Ednalva Gutierrez Rodrigues
  • Fabrícia Pereira de Oliveira Dias
  • Shenia D’Arc Venturim Cornélio

Resumo

Este artigo apresenta contribuições que envolvem a alfabetização de crianças a partir dos eixos qualidade X quantidade. Busca compreender, por meio da análise dos documentos Alfabetização como liberdade (MEC/UNESCO, 2003) e Alfabetização Infantil: os novos caminhos – Relatório Final (BRASIL, 2007), o conceito de alfabetização a partir da relação qualidade X quantidade. A pesquisa documental foi a metodologia usada neste estudo. Apresenta um breve histórico do conceito da alfabetização, aponta o conceito defendido pela Unesco, discute o conceito de alfabetização como conhecimento científico e considera os aspectos que envolvem qualidade X quantidade nos contornos políticos do país. Finaliza com apontamentos críticos acerca da temática.

 

Palavras-chave: Conceito de alfabetização. Qualidade X Quantidade. Unesco.

 

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Publicado

23-02-2022