MARKETING DE ALIMENTOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E OBESIDADE
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA COM MINERAÇÃO DE TEXTO
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender como a literatura científica tem tratado as PPCAO, buscando, por meio da mineração de texto, identificar possíveis inter-relações entre as PPCAO e o marketing agroalimentar. Trata-se de uma pesquisa documental e a bibliométrica foram empregadas nesta pesquisa. Foram analisados 371 documentos que retornaram a partir de buscas na base Web of Science. O conjunto de textos selecionados foram analisados a partir da mineração de texto. A pesquisa destaca a importância de se conhecer como a ciência tem tratado das políticas públicas e a obesidade, bem como o papel do marketing nesse contexto. Os resultados da pesquisa bibliométrica revelaram um aumento no quantitativo de artigos publicados ao longo da série analisada, com destaque para o período 2013-2016. As categorias Public Environmental Occupational Health e Nutrition Dietetics foram as que mais se destacaram, totalizando 43,73% dos documentos analisados. A pesquisa utiliza a mineração de texto associada a pesquisa bibliométrica. A partir disso foi possível obter uma análise mais detalhada do conteúdo dos documentos. Nesta pesquisa evidenciou-se o aspecto multidisciplinar da PPCAO, além de discutir como o marketing social pode ser utilizado para auxiliar na promoção de produtos e dietas balanceadas, que por sua vez podem contribuir para a prevenção e redução do sobrepeso/obesidade e das DCNTs.
Palavras-chave: Ciência; Governo; Marketing Social; Sobrepeso.
