“POR TRÁS DO CRACHÁ”

REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL E ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Autores

  • Maria Lucielma da Silva Santos universidade Federal do Piauí/Mestrado Profissional em Administração Pública/PROFIAP
  • Laiza Minelle da Silva universidade Federal do Piauí/Mestrado Profissional em Administração Pública/PROFIAP
  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro universidade Federal do Piauí

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo sistematizar a literatura empírica que trata da relação entre cultura organizacional e assédio moral no trabalho. Para tanto, adotou-se a revisão sistemática da literatura com base nas diretrizes dos 4W’s (What, Why, Where e How) de Rosado-Serrano, Paul e Dikova, (2018). A coleta de dados foi realizada nas bases Scopus e Web of Science, utilizando descritores em português e inglês. Após aplicação dos critérios de inclusão e análise integral dos textos, foram selecionados 23 artigos para compor o corpus final da pesquisa. Os resultados evidenciam que a cultura organizacional exerce papel central na ocorrência, manutenção ou prevenção do assédio moral. Ambientes institucionais marcados por valores autoritários, hierarquias rígidas e tolerância a comportamentos abusivos tendem a favorecer a perpetuação do assédio, enquanto culturas baseadas em ética, diálogo, valorização da dignidade do trabalhador e gestão participativa contribuem para a sua inibição. Teoricamente, destaca-se que a cultura organizacional vai além das normas e rotinas formais, exercendo influência direta sobre os comportamentos, legitimando determinadas práticas e definindo os limites do que é socialmente aceito no dia a dia das instituições. Em termos práticos, a pesquisa reforça a necessidade de se construir ambientes que priorizem o respeito, a escuta ativa e o cuidado mútuo. 

 Palavras-chave: assédio moral; cultura organizacional; trabalho.

 

Biografia do Autor

Maria Lucielma da Silva Santos, universidade Federal do Piauí/Mestrado Profissional em Administração Pública/PROFIAP

Mestranda em Administração Pública.

Laiza Minelle da Silva, universidade Federal do Piauí/Mestrado Profissional em Administração Pública/PROFIAP

Mestranda em Administração Pública.

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, universidade Federal do Piauí

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicólogo pelo Centro Universitário Estácio de Teresina (CEUT).

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Publicado

08-12-2025