A INFLUÊNCIA DE PERSONALIDADES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA IMPULSIVA

UMA ANÁLISE EM AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo EACH-USP
  • Fernanda de Souza Brito da Silva EACH-USP
  • Geovanna Moraes Nogueira EACH-USP
  • Bruno Catão EACH-USP
  • Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH-USP

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto dos influenciadores digitais no estímulo à compra impulsiva, focando no processo decisório de compra e os fatores emocionais e sociais que influenciam essa trajetória. Para atingir este objetivo, foi conduzida uma pesquisa quantitativa com 113 participantes que acessam as redes sociais diariamente e costumam fazer compras em ambiente digital. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário elaborado no Google Forms e aplicada utilizando a técnica de amostragem por conveniência. O estudo busca verificar a hipótese de que as personalidades digitais possuem capacidade significativa para estimular a decisão de compra impulsiva de seus seguidores em ambientes online. Os resultados indicaram que a percepção positiva, especialmente entre mulheres jovens e altamente conectadas, em relação aos influenciadores como fontes de credibilidade, afeição e identificação está diretamente associada a uma maior inclinação a decisões rápidas e impulsivas. Esses achados oferecem insights relevantes sobre a confiança nos criadores de conteúdo, destacando seu papel como fontes de informação e formadores de opinião.

Palavras-chave: compra impulsiva; influenciadores digitais; redes sociais; comportamento do consumidor; decisão de compra

Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo, EACH-USP

Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998). Cursou um ano do doutorado com bolsa Sanduíche CAPES na Georgia State University (1996-1997) e foi Associate Professor na Quinnipiac University no Departamento de Marketing de 2001 a 2002. Atualmente é professora (regime RDIDP - tempo integral) no curso de Marketing da EACH-USP.

Fernanda de Souza Brito da Silva, EACH-USP

Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

Geovanna Moraes Nogueira, EACH-USP

Bacharela em Marketing pela EACH-USP.

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Publicado

08-12-2025