REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA
PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi entender a forma como uma empresa de médio porte do ramo alimentício no interior de Minas Gerais utiliza redes sociais para recrutamento e seleção e propor melhorias para o processo. Utilizando a pesquisa aplicada como método científico, adotou-se a observação participante e análise documental como técnicas de pesquisa. Os resultados apontam que o RH não possui interferência na gestão das redes sociais, cabendo ao departamento de marketing a construção de uma estratégia de comunicação para as plataformas digitais. O setor optou por concentrar seu processo de recrutamento no LinkedIn e no WhatsApp através do envio de um link. Também foi identificado que a falta de comunicação eficaz entre os departamentos e o conhecimento técnico das equipes para utilizar as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas dificulta a implantação de estratégias organizacionais eficientes. Nesse aspecto, um dos limitadores do setor de marketing é justamente a falta de formação acadêmica ou especialização dos colaboradores nos temas de marketing digital. A pesquisa trouxe ainda evidências que demonstram a falta de eficiência dos conteúdos postados frente a baixa interação dos usuários nas publicações. Diante desse cenário, o estudo apresentou sugestões de melhorias, apontando a necessidade de investimento em conhecimento técnico dos envolvidos com o assunto de marketing digital, a adoção de ferramentas formais para comunicação e reuniões periódicas para alinhamento estratégico entre os departamentos.
Palavras-chave: Recrutamento e seleção; Redes Sociais; Marketing; Recursos Humanos; Plataformas Digitais.
