CAPACITISMO ESTRUTURAL E INCLUSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Moisés Augusto de Miranda UFSC
  • Kelly Cristina Tonani Bennetti Tosta Universidade Federal de Santa Catarina – PPGAU/UFSC

Resumo

Este artigo analisa e investiga como o capacitismo estrutural, definido como um sistema abrangente de exclusão, opera nas estruturas institucionais e afeta a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente laboral universitário. A pesquisa adota uma abordagem teórica descritiva com análise qualitativa e interpretativa, utilizando revisão bibliográfica, estudos de caso e análise crítica de políticas públicas. A análise histórica dos modelos de compreensão da deficiência, desde a Idade Média até o Modelo Social e suas críticas feministas, demonstra a transitoriedade e a complexidade do conceito de deficiência. O artigo discute o capacitismo estrutural como um fenômeno que transcende ações individuais, enraizado nas métricas de produtividade do neoliberalismo e presente nas estruturas das universidades federais. A análise quantitativa dos percentuais de servidores PcDs nas universidades, utilizando dados do Painel Estatístico de Pessoal do Poder Executivo Federal (2024), revela que apenas a UNILA (4,33%) supera a cota de 4% (considerando o Decreto nº 9.508/2018 como referência). As demais universidades analisadas, mesmo entre as com maiores percentuais, não atingem a cota de 5%. A pesquisa infere temas latentes como "compromisso com a inclusão", "desafios na aplicação das políticas" e "variação regional na inclusão". Conclui-se que, embora avanços legislativos tenham ocorrido, persistem desafios na efetiva inclusão de servidores PcDs nas universidades federais. A análise quantitativa, combinada com a perspectiva teórica, demonstra a necessidade de aprofundar a compreensão do capacitismo estrutural e de aplicar ações anticapacitistas para promover a equidade no ambiente de trabalho universitário.

 Palavras-chave: Universidades federais, inclusão social, capacitismo estrutural, pessoa com deficiência.

Biografia do Autor

Moisés Augusto de Miranda, UFSC

Administrador pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL); 

Especialista em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina;

Outros cursos: Graduando em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL);

Mestrando (disciplina isolada) em Adminsitração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atualmente atuo como Assistente em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina na Coordenadoria de Dimensionamento e Movimentação de servidores.

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Publicado

08-12-2025