PRÁTICA DA ÉTICA NA LIDERANÇA:
A PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO INDUSTRIAL
Resumo
As mudanças que o mercado já passou e continua passando implicam em um cenário de alta concorrência entre as empresas exigindo maior adaptação por parte delas. Nesse contexto, é importante que pessoas em posições estratégicas, possuam habilidades técnicas e também apresentem domínio sobre habilidades sociais, especialmente a perspectiva da ética tem ganhado espaço nas discussões. Assim, objetiva-se identificar a percepção dos colaboradores do setor de controladoria de uma empresa do segmento industrial em relação a prática da ética por seus líderes. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa com 18 funcionários, cuja abordagem foi quantitativa, do tipo exploratória e descritiva. Sua aplicação se deu por meio de questionário, que representou a “Escala de Liderança Ética”, uma ferramenta utilizada com base em dois estudos: O de Neves et al. (2016), e o de Almeida et al. (2018). Quanto a análise dos dados, ela foi realizada por meio de estatística descritiva básica, com uso de média e desvio padrão. Os resultados apontam que a ética da gestão do setor investigado, se manifesta, principalmente através das instruções éticas que os colaboradores recebem dos seus líderes, e por meio de um ambiente onde predominantemente não se percebe a existência do autoritarismo.
Palavras-chave: Liderança; Prática da ética; Percepção dos funcionários.