IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA JORNADA DE COMPRAS DIGITAIS NO BRASIL
Resumo
Esse estudo explorou as mídias sociais e seu impacto na jornada do consumidor que realiza compras por meios digitais no Brasil. A jornada de compra desse público foi documentada ao longo dos últimos anos; por conta disso, o objetivo foi investigar a teoria de jornada de consumidor repensada por Kotler, traçando paralelos com a jornada de compra online dos consumidores brasileiros e realizando uma pesquisa com base na percepção desses consumidores a respeito dessas diferentes etapas. Os resultados revelaram que as mídias sociais têm um papel de extrema importância na definição da jornada desses consumidores e que ainda existem pontos importantes a serem explorados nas estratégias que as empresas e marcas utilizam atualmente dentro de seus planos de comunicação. Esse artigo auxilia no entendimento dessas oportunidades, trazendo uma visão mais aprofundada de pontos que podem ser explorados pelas organizações e por profissionais envolvidos em planos de comunicação e marketing.
Palavras-chave: Comunicação; Jornada do consumidor; Mídias Sociais; Percepção; Pesquisa.