IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA JORNADA DE COMPRAS DIGITAIS NO BRASIL

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Resumo

Esse estudo explorou as mídias sociais e seu impacto na jornada do consumidor que realiza compras por meios digitais no Brasil. A jornada de compra desse público foi documentada ao longo dos últimos anos; por conta disso, o objetivo foi investigar a teoria de jornada de consumidor repensada por Kotler, traçando paralelos com a jornada de compra online dos consumidores brasileiros e realizando uma pesquisa com base na percepção desses consumidores a respeito dessas diferentes etapas. Os resultados revelaram que as mídias sociais têm um papel de extrema importância na definição da jornada desses consumidores e que ainda existem pontos importantes a serem explorados nas estratégias que as empresas e marcas utilizam atualmente dentro de seus planos de comunicação. Esse artigo auxilia no entendimento dessas oportunidades, trazendo uma visão mais aprofundada de pontos que podem ser explorados pelas organizações e por profissionais envolvidos em planos de comunicação e marketing.

 Palavras-chave: Comunicação; Jornada do consumidor; Mídias Sociais; Percepção; Pesquisa.

Biografia do Autor

Igor Henrique Santos Figueiredo de Lima, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo

Especialista em Marketing pela ESALQ/USP e bacharel em Comunicação Social pela UNIMAR.

Álvaro Freitas Faustino-Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Administração pela UFMS, especialista em Gestão Pública e Marketing pela FAVENI e graduado em Administração pela UniToledo. É membro do Núcleo de Estudos em Gestão, Inovação e Sustentabilidade e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cooperativismo e Economia Solidária. Atualmente, leciona no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS - campus Aquidauana) e na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

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Publicado

01-07-2025