GESTÃO ESCOLAR E A ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS (APMF):

UM REPENSAR SOB A PERSPECTIVA FREIRIANA

Autores

  • Letícia Aparecida Balestri UEM
  • Cristiane Silva Melo UEM

Resumo

O presente artigo discute aspectos da instância colegiada denominada Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), presentes nas instituições escolares. A pesquisa baseou-se na seguinte indagação: qual a função da APMF em seus aspectos financeiros e pedagógicos e sua importância como espaço para a participação democrática e dialógica da comunidade escolar e local na gestão da escola? O estudo objetivou compreender o papel da APMF na escola e identificar os aspectos democráticos dessa instância em interlocução com as reflexões de Paulo Freire (1921-1997) a respeito do diálogo, da participação democrática e da conscientização como elementos fundamentais na constituição dessa instância colegiada e na gestão da escola. A APMF configura-se uma das importantes conquistas do processo de Gestão Democrática na escola, valorizando a representação da participação popular e da comunidade escolar nas tomadas de decisões e na elaboração de caminhos para superar os problemas existentes na escola. Além da função de mobilizar e fiscalizar os recursos financeiros, a APMF na escola pode promover ações de caráter pedagógico, com vistas à qualidade do ensino, promovendo o diálogo sob uma perspectiva freiriana de respeito, de igualdade e de democracia entre a escola, a comunidade e a Direção Escolar.

 Palavras-chave: Gestão Escolar; Associação de Pais; Mestres e Funcionários (APMF); Paulo Freire.

Biografia do Autor

Letícia Aparecida Balestri, UEM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

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Publicado

01-07-2025