ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ESPORTIVOS
Resumo
O esporte tem mostrado importância significativa para a economia mundial, devido a um expressivo consumo de artigos esportivos por parte de praticantes, torcedores e consumidores de esporte. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar aspectos influenciadores do comportamento de compra dos consumidores de produtos esportivos. A pesquisa se caracterizou como exploratório-descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa. Para isso, adotou-se como estratégia de investigação a realização de um grupo focal, que consiste em uma dinâmica de grupo, onde um pequeno número de participantes é guiado por um moderador qualificado. O critério para composição do grupo foi a seleção de consumidores assíduos de produtos esportivos. Dentre os aspectos influenciadores identificados, destaca-se a dimensão interna (composto por aspectos emocionais, psicológicos, motivação e percepção) e a dimensão externa (relacionado aos aspectos socioculturais, situacionais e marketing esportivo). Dentre os principais achados, identificou-se que os consumidores de produtos esportivos – participantes da pesquisa – são fortemente influenciados por aspectos socioculturais (pelo meio em que estão inseridos, pelo esporte que praticam, pelo conteúdo que consomem nas mídias sociais) e por aspectos emocionais e psicológicos (pelos sentimentos positivos relacionados ao esporte, time e/ou jogadores).
Palavras-chave: Comportamento de compra, Consumidores esportivos, Produtos esportivos, Marketing esportivo.