ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ESPORTIVOS

Autores

  • Jaiarys Capa Bataglin Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Flávia Miecoanski Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Andressa Carla Palavecini Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste
  • Amanda dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

Resumo

O esporte tem mostrado importância significativa para a economia mundial, devido a um expressivo consumo de artigos esportivos por parte de praticantes, torcedores e consumidores de esporte. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar aspectos influenciadores do comportamento de compra dos consumidores de produtos esportivos. A pesquisa se caracterizou como exploratório-descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa. Para isso, adotou-se como estratégia de investigação a realização de um grupo focal, que consiste em uma dinâmica de grupo, onde um pequeno número de participantes é guiado por um moderador qualificado. O critério para composição do grupo foi a seleção de consumidores assíduos de produtos esportivos. Dentre os aspectos influenciadores identificados, destaca-se a dimensão interna (composto por aspectos emocionais, psicológicos, motivação e percepção) e a dimensão externa (relacionado aos aspectos socioculturais, situacionais e marketing esportivo). Dentre os principais achados, identificou-se que os consumidores de produtos esportivos – participantes da pesquisa – são fortemente influenciados por aspectos socioculturais (pelo meio em que estão inseridos, pelo esporte que praticam, pelo conteúdo que consomem nas mídias sociais) e por aspectos  emocionais e psicológicos (pelos sentimentos positivos relacionados ao esporte, time e/ou jogadores).

Palavras-chave: Comportamento de compra, Consumidores esportivos, Produtos esportivos, Marketing esportivo.

Biografia do Autor

Jaiarys Capa Bataglin, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA USP (2017) e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). Possui graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009) 

Andressa Carla Palavecini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

Professora Colaboradora do Curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão. Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Pós-Graduada no MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Paranaense (2016). Pós-Graduada no MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Paranaense (2014). Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012).

Amanda dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

Graduada em Administração

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Publicado

26-11-2024