PERSCRUTANDO O PLANO DE NEGÓCIOS:

ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE ROUPAS ESPORTIVAS

Autores

  • Renan Bambini Moreira FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ - VITÓRIA
  • Samantha Irineu Andrade de Souza Faculdade Estácio de Sá Vitória

Resumo

Trata-se de um artigo que visa analisar a aplicabilidade empírica do plano de negócios em um contexto mercadológico, uma vez que o plano surge como uma ferramenta de destaque no planejamento empresarial visando o processo estratégico e constitutivo de uma empresa. Nesse sentido, propõe-se uma imersão ao modelo de plano de negócios, para verificar o fortalecimento da capacidade de planejamento empresarial demonstrando a sua viabilidade técnica para a continuidade do negócio. Neste estudo de caso, buscou-se uma análise dos pontos principais em sumário executivo, tais como estratégias de vendas, margens de lucro, público-alvo e tendências de mercado no setor varejista de roupas esportivas. Em termos de rentabilidade, a empresa RBM Sports apresentou uma transição de um prejuízo significativo no Ano 1 (-41,33%) para lucros crescentes nos Anos 2 (6,63%) e 3 (15,42%) sendo um indicativo positivo de melhoria na eficiência operacional e estratégia de crescimento eficaz. Ademais, o saldo de caixa aumentou significativamente ao longo dos três anos, indicando uma melhoria na liquidez da empresa, mostrando um alinhamento do planejamento empresarial ao plano de negócios proposto.

Biografia do Autor

Samantha Irineu Andrade de Souza, Faculdade Estácio de Sá Vitória

Graduação pela Universidade de Brasília com conclusão em 2007. Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2018). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: matlab, sistema elétrico de distribuição,, transformadores, subestação e proteção de distância. Interesse em sistemas elétricos de Potência, instalações elétricas e controle e automação.

Downloads

Publicado

27-06-2024