PERSCRUTANDO O PLANO DE NEGÓCIOS:
ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE ROUPAS ESPORTIVAS
Resumo
Trata-se de um artigo que visa analisar a aplicabilidade empírica do plano de negócios em um contexto mercadológico, uma vez que o plano surge como uma ferramenta de destaque no planejamento empresarial visando o processo estratégico e constitutivo de uma empresa. Nesse sentido, propõe-se uma imersão ao modelo de plano de negócios, para verificar o fortalecimento da capacidade de planejamento empresarial demonstrando a sua viabilidade técnica para a continuidade do negócio. Neste estudo de caso, buscou-se uma análise dos pontos principais em sumário executivo, tais como estratégias de vendas, margens de lucro, público-alvo e tendências de mercado no setor varejista de roupas esportivas. Em termos de rentabilidade, a empresa RBM Sports apresentou uma transição de um prejuízo significativo no Ano 1 (-41,33%) para lucros crescentes nos Anos 2 (6,63%) e 3 (15,42%) sendo um indicativo positivo de melhoria na eficiência operacional e estratégia de crescimento eficaz. Ademais, o saldo de caixa aumentou significativamente ao longo dos três anos, indicando uma melhoria na liquidez da empresa, mostrando um alinhamento do planejamento empresarial ao plano de negócios proposto.