ANÁLISE FINANCEIRA FUNDAMENTALISTA COMO INSTRUMENTO PARA TOMADA DE DECISÃO ASSERTIVA DE INVESTIMENTO EM EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES BRASILEIRA

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Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em mensurar, através da análise fundamentalista, o impacto dos índices econômico-financeiros (atividade, rentabilidade, análise de ações, endividamento e estrutura) no desempenho das empresas listadas na Bolsa de Valores Brasileira (B3). Para isso, foram extraídos dados referentes aos índices econômico-financeiros (IEF) das empresas através da base de dados Economática®. Os métodos utilizados para descriminar as empresas entre recomendáveis e não recomendáveis para investimento foram: regressão logística (Logit) e análise discriminante. Os resultados engendrados indicaram um número reduzido de variáveis independentes que apresentaram significância estatística à diferenciação entre as empresas, dentre esses índices, destacam-se: Relação Capital de Terceiros/ Passivo Total, Prazo de estocagem, Relação Capital de Terceiros/ Capital Próprio, Grau de Alavancagem Operacional, Margem Bruta e Patrimônio Líquido por Ação. Além disso, observou-se percentuais relevantes de acertos dos modelos nas previsões de classificações em todos os exercícios sociais, sendo que, para o modelo logit os percentuais foram de: 73% (2018), 88,2% (2019) e 67,2% (2020). Para Análise Discriminante os percentuais apresentaram valores de: 82,5% (2018), 88,2% (2019) e 75,4% (2020).

Biografia do Autor

Luan Marca, PUCRS

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2019). Mestrado em Administração pela Universidade de Passo Fundo (PPGAdm) (2021). Atualmente, cursa doutorado em Economia na PUCRS e atua como instrutor de linguagem R de programação (Extensão UPF), aplicando técnicas de extração, tratamento, análise e apresentação de dados econômicos e financeiros (acesso a bases de dados, transformação de dados, estatística descritiva, gráficos, análise multivariada) para a geração de informações e suas aplicações nos processos de tomada de decisão em negócios

Edson Silva Filho, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2015) Foi aluno na categoria especial do Programa de Pós Graduação em Administração - UPF - Mestrado em Administração - 2019. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Marketing e Estratégia Competitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, serviços, comportamento de consumo, satisfação, capacidades dinâmicas, capacidade absortiva, capacidade inovativa, capacidade adaptativa. Tem interesse especifico em desenvolver estudos na área de estratégia educacional, com ênfase em instituições de ensino superior privadas, atualmente, cursa Mestrado em Administração no PPGAdm pela Universidade de Passo Fundo.

Andre Pereira, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Ciência Econômicas (Universidade Santa Úrsula/USU - 1990) Rio de Janeiro. Mestre em Economia pela (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - 1996). Doutor em Economia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - 2004) com tese na linha de pesquisa de desenvolvimento econômico. Professor titular no Programa de Mestrado em Administração (PPGAdm) e na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisador no Centro de Pesquisa e Extensão da CEPEAC/FEAC. O foco das pesquisas são os estudos com ênfase em economia regional, desenvolvimento econômico, métodos quantitativos, estudos organizacionais nas empresas.

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Publicado

07-12-2023