MARKETING DE RELACIONAMENTO E A SATISFAÇÃO DOS ASSOCIADOS DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DA REGIÃO DO PARANHANA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar a eficácia do Marketing de Relacionamento junto aos associados de uma cooperativa de crédito localizada na região do Paranhana, estado do Rio Grande do Sul, a partir da percepção dos funcionários da agência bancária. O Marketing de Relacionamento pode ser um importante aliado das organizações, pois integra um combo de estratégias de desenvolvimento e disseminação da marca buscando criar vínculos e fidelizar os clientes. O estudo de caso foi o método escolhido sendo aplicado um questionário contendo 5 questões fechadas e 6 abertas junto a 6 funcionários que trabalham na cooperativa de crédito. Os resultados evidenciaram que a utilização do Marketing de Relacionamento contribuiu para a criação de vínculo com os associados, porém não é fator determinante para influenciar a escolha pelos serviços e produtos oferecidos pela cooperativa de crédito, pois o preço figurou como fator decisivo na tomada de decisão dos associados.

Biografia do Autor

João Arthur Marmitt, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Tecnólogo em Processos Gerenciais

Jacques André Grings, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Mestre em Desenvolvimento Regional.

Douglas Borges Manenti, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Mestre em Matemática.

Fabio Rios Kwecko, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Mestre em Gestão Educacional.

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Publicado

07-12-2023