A ESCRITA ACADÊMICA E A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES

SUPERANDO OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NA PRODUÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

Autores

  • Raphael Pereira FESVV / FESV

Resumo

A escrita acadêmica é uma atividade social, na qual a construção dos conhecimentos científicos adquire o formato de textos concretos que fazem parte do contexto acadêmico. O indivíduo que produz um texto acadêmico é desafiado a escrever, socializar pesquisas e construir conhecimento científico, pois essa tarefa não é fácil. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a construção de artigos científicos desenvolvidos por estudantes a partir da proposta da recursividade. A metodologia teve uma abordagem quantitativa com objetivos descritivos e procedimentos de campo. A amostra foi composta por 60 estudantes dos cursos de Educação Física e Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Vitória-ES. Os resultados evidenciaram que a experiência de construção de um artigo científico foi potencializadora, pois o momento é de internalização de conhecimentos básicos para ser um pesquisador inicial. E nesse clima de poder errar e refazer é que se abre o caminho para despertar o espírito científico dos estudantes. As melhorias obtidas refletem a capacidade do estudante fazer e refazer seu trabalho com a finalidade de aprimorá-lo sempre. As intervenções realizadas durante o processo de vivência de produção do artigo científico minimizaram os obstáculos epistemológicos nos momentos do fazer.

Biografia do Autor

Raphael Pereira, FESVV / FESV

Possui Mestrado em Educação pela UFES, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela UNESA-RJ, Especialização em Farmacologia Clínica pela ESFA, Graduação em Estatística pela FMU [em andamento], Graduação em Farmácia-Bioquímica pela ESFA, Graduação em Licenciatura em Química pela UNIMES e Graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESA-RJ. 

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Publicado

22-06-2023