A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NAS MÍDIAS SOCIAIS:

O COMPORTAMENTO DE UNIVERSITÁRIOS NO PROCESSO DE COMPRA ON-LINE

Autores

  • Amanda de Jesus Santos Fundação Hermínio Ometto
  • Thainá Gabrielle França Nobre Fundação Hermínio Ometto
  • Lucas Silvestre de Carvalho UNICAMP
  • Lilian Viana UNICAMP

Resumo

Com o desenvolvimento da Internet surgiram novas ferramentas que proporcionaram alternativas aos consumidores para realizarem suas compras, a exemplo do crescimento do comércio eletrônico. Paralelamente, as empresas passaram a demandar novas estratégias mercadológicas para atrair novos clientes e, entre elas, está a utilização do marketing digital. O presente estudo tem como objetivo compreender o comportamento dos consumidores universitários na realização de compras on-line de produtos e serviços. Dessa forma, buscou-se de fato entender se há a existência da influência do marketing digital nas mídias sociais utilizadas no dia a dia dos universitários no processo de compra on-line. A pesquisa de caráter descritivo consistiu em uma coleta de dados primários por meio do método survey totalizando 145 respostas válidas. Como resultados, foi possível identificar que a maioria dos jovens universitários busca informação sobre a reputação do site e do produto antes da realização das compras on-line. Nesse processo, a recomendação considerada mais importante para a efetivação da compra é a opinião de familiares, havendo ainda a percepção da influência das propagandas nas mídias sociais no momento da compra. Como contribuições, o trabalho aponta estratégias para o reforço na busca de informações no modelo de processo de decisão de compras, além de indicar a confiança como construto importante nos meios on-line. No campo prático, sugere o segmento de jovens como alvo de compras pela Internet, sendo necessário investir nos sites para melhores experiências e, no marketing digital para usufruir melhor dos indicadores.

Biografia do Autor

Amanda de Jesus Santos, Fundação Hermínio Ometto

Graduada em Administração pela Fundação Hermínio Ometto

Thainá Gabrielle França Nobre, Fundação Hermínio Ometto

Graduada em Administração pela Fundação Hermínio Ometto

Lucas Silvestre de Carvalho, UNICAMP

Doutorando em Administração e Pesquisador na área de Empreendedorismo, com foco em Ecossistemas de Empreendedorismo na FCA|UNICAMP.

Downloads

Publicado

22-06-2023