A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NAS MÍDIAS SOCIAIS:
O COMPORTAMENTO DE UNIVERSITÁRIOS NO PROCESSO DE COMPRA ON-LINE
Resumo
Com o desenvolvimento da Internet surgiram novas ferramentas que proporcionaram alternativas aos consumidores para realizarem suas compras, a exemplo do crescimento do comércio eletrônico. Paralelamente, as empresas passaram a demandar novas estratégias mercadológicas para atrair novos clientes e, entre elas, está a utilização do marketing digital. O presente estudo tem como objetivo compreender o comportamento dos consumidores universitários na realização de compras on-line de produtos e serviços. Dessa forma, buscou-se de fato entender se há a existência da influência do marketing digital nas mídias sociais utilizadas no dia a dia dos universitários no processo de compra on-line. A pesquisa de caráter descritivo consistiu em uma coleta de dados primários por meio do método survey totalizando 145 respostas válidas. Como resultados, foi possível identificar que a maioria dos jovens universitários busca informação sobre a reputação do site e do produto antes da realização das compras on-line. Nesse processo, a recomendação considerada mais importante para a efetivação da compra é a opinião de familiares, havendo ainda a percepção da influência das propagandas nas mídias sociais no momento da compra. Como contribuições, o trabalho aponta estratégias para o reforço na busca de informações no modelo de processo de decisão de compras, além de indicar a confiança como construto importante nos meios on-line. No campo prático, sugere o segmento de jovens como alvo de compras pela Internet, sendo necessário investir nos sites para melhores experiências e, no marketing digital para usufruir melhor dos indicadores.