INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA

Autores

Resumo

Este estudo como objetivo identificar o nível de conhecimento e a perspectiva de discentes do curso de Administração o de uma Instituição de Ensino Superior privada, em relação ao empreendedorismo e inovação. A pesquisa é de natura exploratória e descritiva com base em uma abordagem quantitativa-qualitativa. Foram entrevistados, respectivamente, alunos do 7 e 8º semestre do curso Administração de uma IES privada no município de Fortaleza. Fez-se uso de uma amostragem não probabilística, por conveniência caracterizada pela facilidade no acesso, sendo entrevistados 90 alunos através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que a maioria dos alunos entrevistados já desenvolvem atividades profissionais. Observou-se também, que grande parte dos entrevistados consegue associar o conceito de empreendedorismo ao de inovação, apresentando a percepção da inovação como principal característica do empreendedorismo que relacione o conceito a práticas inovadoras.

Biografia do Autor

Elda Fontenele Tahim, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Doutora em Ciências Econômicas (área de concentração: Inovação Tecnológica) pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995) e graduada em Engenharia de Pesca pela UFC (1989). Analista/pesquisadora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Professora colaborada (corpo permanente) do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará(PPGA/ UECE). Coordenadora da Pós-graduação e Pesquisa e do Núcleo de Inovação Tecnologia do Instituto CENTEC.

Ezequiel Alves Lobo, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará onde fui Bolsista de pesquisa CAPES de 2018 - 2020. Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza onde fui bolsista de iniciação científica e monitor institucional. Pesquiso na área de inovação, com ênfase nos temas relacionados a Inovação e desempenho empresarial, Financiamento da inovação, Redes organizacionais, Orquestração da Inovação, Inovação Social, Inovação e empreendedorismo, Inovação inclusiva, Inovação e sustentabilidade. Participante do grupo de pesquisa em Economia da inovação e Agronegócio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC).  Docente do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Francisca Ilnar de Sousa, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)/Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC)

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, Licenciada em Ciências Sociais pela UFC. É membro do Núcleo de Estudos da Mulher (NEM-PUC/SP). Pesquisadora do CNPq (2010-2012). Atua nas linhas de pesquisa de História e Gênero (PUC/SP) e Gestão e Inovação no Agronegócio (Centec).

Downloads

Publicado

22-06-2023