ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
UM ESTUDO SOBRE A SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO
Resumo
A educação possui a capacidade de contribuir para a promoção do desenvolvimento das capacidades
intelectuais, econômicas, culturais e sociais dos indivíduos e da sociedade. Atravessar as fronteiras do
conhecimento e aprimorar as próprias capacidades cognitivas podem render melhores oportunidades
e permitir a ascensão social por meio da educação. No Brasil, uma das políticas públicas voltada para
o ensino superior público federal, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), é executada
no âmbito das universidades e institutos públicos federais de ensino, e tem por objetivo ampliar as
condições de permanência; reduzir as taxas de evasão e retenção; e, contribuir para a promoção da
inclusão social por meio da educação. Nesse sentido, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido
(UFERSA) executa esta política através do seu Programa Institucional Permanência (PIP). Logo, este
trabalho tem por objetivo analisar a relação entre a assistência estudantil e o desempenho acadêmico
dos discentes do campus da UFERSA na cidade de Angicos, assistidos com a bolsa permanência
acadêmica, uma das modalidades do PIP, durante o semestre letivo de 2019.2. Através da realização
de um quase-experimento, Ex Post Facto, com dois grupos de discentes, teste e controle, foi observado
que a bolsa permanência acadêmica contribuiu, mas de forma não tão expressiva, para a melhoria do
desempenho acadêmico dos discentes do grupo teste.