O MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS INSTITUCIONAIS NO SETOR PÚBLICO

DESAFIOS, ENTRAVES E OPORTUNIDADES

Autores

  • Dayvid Carvalho Martins
  • Tereza Cristina Borges Pinho Pinheiro
  • Ana Flávia de Moraes
  • Fabiula Meneguete Vides Silva
  • Jurandir Moura Dutra

Resumo

Este relato apresenta uma experiência pautada no processo de mapeamento de competências
realizado em um órgão suplementar de uma universidade pública federal. Tal mapeamento de
competências foi realizado em três fases, a saber: a) primeira fase: identificou as competências
organizacionais por meio de análise documental; b) segunda fase: constatou as competências
individuais dos servidores a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas, cuja análise dos dados
deu-se pela aplicação da análise de conteúdo baseada em Bardin (2016), e c) terceira fase: revelou as
lacunas de competências comportamentais. Quanto às contribuições do mapeamento, indica-se aos
gestores públicos que sejam empreendidos esforços para minimizar ao máximo as lacunas de
competências identificadas na experiência para que assim possam ser potencializados os
desempenhos dos servidores e, consequentemente, os resultados institucionais. Como principal
contribuição percebe-se que as inovações no setor público não são simples, mas são necessárias para
as boas condutas de gestão.

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Publicado

24-11-2022