ANÁLISE DA RELAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA PRODUÇÃO DO DIAGRAMA V E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB
Resumo
A construção do Diagrama V pode ser influenciada pelas experiências de vida de cada estudante. Na
construção desse instrumento, cada palavra pode ter uma ligação forte ou fraca em cada aspecto a ser
desenvolvido. Nesse contexto, a utilização do Instrumento de Avaliação de Estilo de Aprendizagem
pode ser útil na compreensão do porquê dos resultados dos Diagramas V produzidos por estudantes.
Assim, este artigo descreve uma investigação em que foi analisada a relação entre os Diagramas V
produzidos por estudantes de uma instituição privada situada no estado do Espírito Santo e os Estilos
de Aprendizagem de Kolb em uma disciplina experimental de Química Geral. A metodologia
contemplada na pesquisa teve uma abordagem mista, a partir de uma pesquisa-intervenção no campo,
e a produção de dados se deu a partir de dois instrumentos de coleta de dados principais: o Diagrama
V e o Instrumento de Avaliação de Estilo de Aprendizagem. Como resultado, pode-se afirmar que ao
analisar os valores obtidos nos aspectos do Diagrama V produzidos pelos estudantes, não houve uma
relação estatística significativa entre o desempenho dos mesmos com seus respectivos Estilos de
Aprendizagem. Assim, ficou evidenciado 61% dos estudantes se aproximaram do modo da
Conceitualização Abstrata que define os Estilos de Aprendizagem Convergente e Assimilador. Mas,
esse comportamento não foi significante para que o desempenho da produção dos Diagramas V
estivesse estritamente relacionado com esses estilos. O percurso da construção dos Diagramas V até
a última experimentação mostrou-se promissor, pois a melhoria das respostas descritas no instrumento
foi evidente.