A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NA DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO
Resumo
A docência é marcada pelas trocas entre o docente e discente, onde ambos têm algo a oferecer e a
acrescentar no processo de ensino. Assim, a produção de subjetividade na sala de aula acontece
através das interações entre professor e aluno. O problema de pesquisa que este artigo se propõe a
investigar é: como o trabalho docente produz subjetividades no contexto da sala de aula? Este é um
estudo qualitativo, descritivo. Participaram do estudo docentes do curso de graduação em
administração. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e Método de
Instrução ao Sósia. Resultando nas categorias: Pesquisador-professor ou Professor-pesquisador;
Reflexões sobre a docência; Traços de Subjetividade. Essas apontaram para a necessidade do diálogo
e do respeito entre os docentes e discentes, de modo a incluir nas aulas as diversas formas de
percepção da realidade. Além disso, apontou-se que o trabalho docente produz subjetividades por meio
do processo de trocas entre professores, alunos e comunidade. Desse modo, este artigo contribui com
o campo ao apresentar o espaço da sala de aula enquanto um local de produção de subjetividades
conjuntamente com as atividades menos visíveis realizadas pelos docentes fora desse ambiente.
Outrossim, contribui com a academia ao questionar os sistemas de avaliação e formação docente
vigentes, que não valorizam adequadamente o ensino e extensão no ensino superior.