O PERFIL DO CLIENTE DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO CARIRI GARDEN SHOPPING
Resumo
O setor de franquias apresenta um crescimento elevado no mercado econômico brasileiro, não só nos
grandes centros do país como também no interior. Com isso, este estudo tem por objetivo estudar o
perfil dos clientes das franquias do Cariri Garden Shopping localizado na cidade de Juazeiro do Norte,
interior do Ceará. Foi realizado um trabalho de campo através da aplicação de 81 questionários com
diversas variáveis para classificar estes clientes com base em suas perspectivas em relação às
franquias. Para tal, foi utilizado o método de análise fatorial exploratória para extrair os fatores a partir
das variáveis e categorizá-las. Assim, foi aplicado o método quartimax para extração de fatores e após
três tentativas obteve-se resultados satisfatórios, com o nível de significância inferior à 0,05 e variância
acima de 70%. Após, foram criados 7 agrupamentos de fatores para as 30 variáveis que caracterizam
o perfil dos clientes. São os seguintes: 1 -Escolha da loja pela imagem da franquia, 2 – Atendimento da
franquia, 3 – Satisfação do cliente com a franquia, 4 – Marketing da franquia, 5 – Expectativa do cliente
com relação à franquia, 6 – Produtos da franquia e 7 – Escolha da loja visando o perfil do cliente. Nesse
sentido a contribuição gerencial desse trabalho é descortinar o perfil de compra do consumidor dos
clientes daquelas empresas franqueadas, possibilitando uma maior inserção social pela captação de
novos clientes, uma vez que academicamente ajuda a entender como essas franquias podem melhorar
suas técnicas de atratividade e incentiva a atividade empreendedora na região do Cariri, visto que, é o
maior shopping da região.