O SURGIMENTO DA BLACK FRIDAY E OS IMPACTOS DA AÇÃO PROMOCIONAL SOBRE AS COMPRAS DE FINAL DE ANO

Autores

  • Alberto Alexandre Carreras Guerra

Resumo

Uma das ações do calendário promocional do varejo mais representativas em relação a faturamento e
número de clientes é a Black Friday (BF). Com origem nos EUA, na sexta-feira após o feriado de Ação
de Graças no final de novembro, a BF acumula ao redor do mundo uma trajetória interessante gerando
altas expectativas nos consumidores. Este trabalho exploratório que adotou pesquisa quantitativa,
utilizando-se a técnica de coleta survey, tem como objetivo contar um pouco da história da BF, entender
sua origem e a construção da percepção atual de uma ação promocional de vendas, cheia de
polêmicas, conhecida por longas filas e até em alguns casos, brigas de consumidores ansiosos por
fazer compras com percentual de descontos vantajosos, e busca analisar de forma descritiva uma
amostra de 663 consumidores, identificando a dimensão dos aderentes e proporcionar conhecimento
sobre o processo de escolha dos consumidores na nas compras de final de ano. Os resultados
mostraram que os consumidores parecem ser levados a comprar por impulso e pela oportunidade de
economizar, pelo prazer de fazer uma compra inteligente, percebendo benefícios utilitários e hedônicos,
uma vez que os consumidores compram na BF para si e que na grande maioria não antecipam compras
de presentes de Natal, que são efetivadas na sua maioria em dezembro. Além disso, a BF antecipada,
que muitos varejistas têm adotado como forma de gerar maior volume de vendas no período anterior a
BF, não parece seduzir os consumidores, porém essa estratégia pode ser usada como uma forma de
gerar desejos e expectativas positiva de compras na BF.

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Publicado

24-11-2022