A PANDEMIA E OS HÁBITOS DE CONSUMO E INVESTIMENTO DOS JOVENS

Autores

  • Kessia Raquel Matos Garcia Universidade Federal do Ceará
  • Rafael Pessoa Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Wanessa Hellen Santana do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Érico Veras Marques Universidade Federal do Ceará
  • Jocildo Figueiredo Correia Neto Universidade Federal do Ceará

Resumo

Provavelmente, o isolamento social iniciado em março de 2020 afetou as necessidades de consumo e de investimento para grande parte da população. Como consequência, é possível que este cenário tenha acelerado mudanças de hábitos e de comportamentos relacionados a consumo e investimento. Com a finalidade de compreender tais mudanças para os jovens durante a pandemia, surgiu a seguinte questão de pesquisa: como foram impactadas as decisões de consumo e de investimentos dos jovens no contexto da pandemia? O instrumento utilizado para coletar dados foi um questionário estruturado, aplicado de forma eletrônica entre fevereiro e março de 2022, que proporcionou a coleta de 397 respostas. Os resultados sugerem que a renda dos jovens estudados não foi impactada pela pandemia, e as mudanças de consumo foram causadas por fatores decorrentes da própria pandemia, tais como o uso mais intenso de delivery e a realização de compras online, ações que se tornaram bastante comuns. No que se refere aos investimentos, os impactos foram limitados, visto que poucos jovens faziam investimento antes do período de isolamento social.

Biografia do Autor

Kessia Raquel Matos Garcia, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em ciências contábeis

Rafael Pessoa Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduando em ciências contábeis

Wanessa Hellen Santana do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em ciências contábeis

Érico Veras Marques, Universidade Federal do Ceará

Professor titular

Jocildo Figueiredo Correia Neto, Universidade Federal do Ceará

Professor associado III

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Publicado

22-06-2023