GESTÃO DA MANUTENÇÃO NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VISANDO A CONFIABILIDADE:

UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Autores

  • Stefânia Bastos da Silva FESV
  • Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez FESV

Resumo

Esse trabalho de pesquisa se propôs a analisar e descrever como a gestão da manutenção de uma empresa de
transporte ferroviário é capaz de disseminar conhecimentos na busca da aprendizagem significativa
visando à confiabilidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva cujas técnicas de investigação
utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo, em que foi
feito uso dos instrumentos de coleta, a entrevista semiestruturada, dirigida ao gestor de manutenção,
e um questionário aplicado a uma amostra de funcionários, representativa, da área de manutenção.
Os resultados possibilitaram entender que a gestão da manutenção consegue disseminar
conhecimentos a partir dos programas de manutenção e reuniões de feedback. A empresa oferece
bolsas de graduação e pós-graduação; a gestão apresenta uma política voltada para a pro-atividade
dos seus membros que é facilitada pela cultura de se usar a ferramenta de controle de círculos de
qualidade. Chegou-se a conclusão de que a gestão é capaz de disseminar conhecimentos na busca
da aprendizagem significativa visando à confiabilidade, por meio da política de melhoria contínua, em
que os participantes não só questionam seus conhecimentos, como também são levados a pensar
em novos, com rotinas ligadas à resolução de problemas, de forma continuada.


Palavras-Chave: Aprendizagem Significativa. Gestão da manutenção. Confiabilidade.

Downloads

Publicado

24-08-2022