O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Resumo
As propostas curriculares para a Educação Infantil trazem em seus eixos estruturantes as interações e brincadeiras, estas devem garantir experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo através de atividades sensoriais, expressivas e corporais, trazendo múltiplas possibilidades para os alunos desenvolverem suas próprias descobertas e apropriações, estimulando a curiosidade, a exploração, o questionamento, a indagação e o conhecimento em relação ao mundo físico e social. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo investigar como as instituições de Educação Infantil nos municípios de Vitória e Serra se adaptaram para assegurar os direitos das crianças, articulando suas propostas pedagógicas ao ensino remoto, aos eixos estruturantes e aos documentos orientadores, através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Esta análise possibilitou a constatação que apesar do contexto atípico, as instituições de Ensino Infantil se reinventaram, esforçando-se para garantir os direitos de aprendizagem das crianças através de atividades remotas e impressas, com dedicação, criatividade e força coletiva.
Palavras Chave: ensino remoto; educação infantil; múltiplas linguagens.