
DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

129	
  

José	
  Carlos	
  Corrêa1	
  
	
  
 
 
RESUMO 
 
O presente artigo procura identificar os impactos que teve sobre o jornal A Gazeta, 
de Vitória, Estado do Espírito Santo, o Movimento Militar de 31 de março de 1964, 
tanto com relação à linha editorial quanto com relação à gestão da empresa. E 
conclui que a extinção dos partidos políticos adotada em 1965 pelo Movimento 
Militar abriu caminho para que o jornal deixasse de ser um veículo atrelado aos 
interesses de um partido político para se estruturar em bases profissionais tornando-
se o pilar da construção do maior grupo empresarial da área de comunicação do 
Espírito Santo.   
 

Palavras-chave: A Gazeta, Imprensa, Linha editorial. 

 
 
 
ABSTRACT 
 
This article intends to identify the impacts of Military Movement (March 31st, 
1964) on A Gazeta newspaper (Vitória - Espírito Santo - Brazil), its editorial line 
and its enterprise management. It also realizes that the political parties' extinction, 
that took place in 1965 with the MIlitary Movement, contributed for the newspaper -
 once attached to the interests of a political party - to turn into the biggest business 
communication group in Espírito Santo.  
 
Keywords: A Gazeta, press, editorial line. 
 

 

 

 
	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  	
  
1  Professor da Faculdade Estácio de Sá de Vitória, jornalista, engenheiro civil, graduado em 
Engenharia Civil (UFES), pós graduado em Estudos Avançados de Comunicação (Faculdade 
Cândido Mendes), Mestre em Ciências Contábeis/Linha de Pesquisa: Administração Estratégica 
(FUCAPE). 
 

ARTIGO	
  
	
  

A	
  GAZETA	
  –	
  VITÓRIA	
  (ES)	
  
DO	
  JORNALISMO	
  PARTIDÁRIO	
  À	
  GESTÃO	
  PROFISSIONAL	
  

	
  
	
  
	
  
	
  

	
  
	
  
	
  



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

130	
  

1 INTRODUÇÃO 
 

Até 1964, como grande parte da imprensa brasileira, o jornal A Gazeta, de Vitória-ES, 

mantinha atrelado o seu jornalismo a uma corrente político-partidária. Logo após a 

sua fundação, em 1928, defendeu abertamente a Aliança Liberal em oposição ao 

Governo de Washington Luiz. O novo Governo que se instalou após a Revolução de 

1930 recebeu o apoio entusiasmado do jornal. Em 1945, o fazendeiro Eleosipo 

Cunha adquiriu as ações de A Gazeta colocando o jornal a serviço da UDN, União 

Democrática Nacional, e da candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes à Presidência 

da República. Com o Brigadeiro derrotado nas eleições, Eleosipo, em 1948, vendeu o 

jornal a um grupo que se fez passar como sendo de empresários quando, na 

verdade, isso era apenas um disfarce para encobrir o fato de que os verdadeiros 

compradores, para quem foram repassadas as ações em 1949, eram integrantes do 

PSD, o Partido Social Democrático, tendo à frente o então governador do Espírito 

Santo Carlos Fernando Monteiro Lindenberg. Desde então A Gazeta passou a ter a 

família Lindenberg como acionista majoritária. 

 

Quando o Movimento de 1964 derrubou João Goulart do poder, os partidos políticos 

foram gradativamente perdendo espaço e influência até serem extintos em 27 de 

outubro de 1965. Os novos partidos que se formaram, Arena, Aliança Renovadora 

Nacional, e MDB, Movimento Democrático Brasileiro, nem de longe tinham a mesma 

expressão dos antigos partidos de antes. Embora seu acionista majoritário tenha se 

filiado à Arena, A Gazeta optou por desatrelar definitivamente o seu jornalismo de 

qualquer partido político, passando a adotar uma estrutura mais profissional e 

procurando se organizar em bases empresariais como veículo de comunicação 

independente. 

 
 

2 REFERENCIAL TEÓRICO: PRINCIPAIS CONCEITOS 

 

Até a primeira metade da década de 1960, os jornais brasileiros, de uma maneira 

geral, não tinham qualquer compromisso com a neutralidade editorial. Bem ao 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

131	
  

contrário, se perfilavam, sem disfarces, em uma determinada corrente política com 

a mesma naturalidade com que muitos jornais europeus, até hoje, defendem 

posições das facções a que emprestam apoio. Era a época do jornalismo de ideias 

que, mais tarde, evoluiu para o jornalismo de notícias, como classificou em aula o 

professor Afonso de Albuquerque (2004). Giovandro Marcus Ferreira (2004) 

comenta que nos anos 1950 e parte da década de 1960 o jornalismo brasileiro era 

refém dos partidos políticos, passando, em seguida, para ser refém da ditadura até 

chegar aos anos 1980 como refém dos movimentos organizados. 

 

Esse jornalismo de ideias ora era orientado por uma opção partidária ou político-

ideológica, ora por questões financeiras, como revela Samuel Wainer, no seu livro 

“Minha razão de viver – Memórias de um repórter”. 

 

Ainda nos anos 50, a imprensa brasileira tinha como anunciantes, 
basicamente, pequenos comerciantes – a indústria nacional não alcançara 
sua maioridade, e tampouco havia grupos financeiros de grande porte. Como 
os recursos obtidos com as vendas em bancas e assinaturas eram 
insuficientes, os meios de comunicação precisavam valer-se de outras fontes 
de renda, utilizando como moeda de troca seu peso junto à opinião pública. 
Graças a esse trunfo, os barões da imprensa sempre mantiveram relações 
especiais com o governo, que tanto lhes prestava favores diretos como 
beneficiava seus amigos – amigos que sabiam retribuir a ajuda recebida 
(WAINER, 1988, p. 224). 

 
Carlos Lacerda pode ser citado como exemplo de quem fez do jornalismo uma 

defesa permanente de ideias políticas, como conta Marina Gusmão de Mendonça 

(2002, p. 102), em “O demolidor de presidentes”: 

 
[...] o vespertino Tribuna da Imprensa, editado pela primeira vez em 27 de 
dezembro de 1949, caracterizar-se-ia desde o início como um veículo de 
divulgação de teses antinacionalistas e antipopulares, e cujo objetivo principal 
seria, a partir de 1950, a liquidação de adversários, investindo sobretudo 
contra o getulismo e a política populista. Com isso, Carlos Lacerda, que 
iniciara sua carreira política como uma promissora liderança de esquerda, 
obtinha a maior vitória contra os antigos companheiros do PCB, pois, ao 
transformar o jornal num instrumento para as mais violentas campanhas de 
eliminação de opositores, alicerçava em bases sólidas a carreira política, 
deixando a nu, a partir desse momento, sua face de grande tribuno dos 
interesses burgueses ligados ao capital internacional. 

 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

132	
  

Samuel Wainer (1988, p.126) assim descreveu, em “Minha razão de viver – 

memórias de um repórter”, o nascimento de Última Hora: 

 
- Tu reparaste que hoje não veio ninguém cobrir a reunião? – perguntou 
Getúlio. 
Respondi que sim, e observei que fora desencadeada a conspiração do 
silêncio. 
- O senhor só vai aparecer nos jornais quando houver algo negativo a noticiar 
– preveni. Essa é uma tática normal de oposição, e a mais devastadora. 
Ele andava de um lado para outro. De repente, parou e me disse sete 
palavras que seriam a senha para abrir-me as portas da grande aventura: 
- Por que tu não fazes um jornal? 

 
O engajamento político da imprensa brasileira foi mostrado também por Fernando 

Morais (1994, p. 646) em “Chatô, o Rei do Brasil”: 

 

Desde que começara a conspirar contra Jango, nos primeiros meses de 1963, 
até a eclosão do golpe, em abril de 1964, foram raros os artigos escritos por 
Chateubriand que não tratassem de política nacional [...] O Chateubriand dos 
primeiros meses de 1964 estava empenhado em uma verdadeira cruzada 
para “salvar a ordem capitalista ameaçada pela corja vermelha” que ocupa o 
Palácio do Planalto. 

 
Fernando Lattman-Weltman (2003, p. 16/17) escreveu no livro “Eles mudaram a 

imprensa”: 

 
Tendo, coerentemente, apoiado os movimentos em prol da abertura do regime 
político, O Globo logo se alinhou às idéias e aos quadros da União 
Democrática Nacional (UDN), partido formado em 1945 como uma verdadeira 
frente de oposição a Vargas e seus correligionários. Talvez em nenhum outro 
momento o jornal tenha assumido uma feição ideológica e mesmo partidária 
tão nítida quanto no período definido e delimitado pela vigência da 
Constituição de 1946. Até, pelo menos, a reforma realizada na década de 
1970, a imagem do jornal e de seus leitores esteve sempre associada a uma 
espécie de “udenismo”, cujas raízes e motivações sem dúvida encontram no 
debate político e ideológico daquele rico e intenso intervalo de democracia. 

 

Evandro Carlos de Andrade conta em entrevista dada a Alzira Alves de Abreu e 

Fernando Lattman-Weltman (2003, p. 32) em 29/10/1997: 

 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

133	
  

Eleito Juscelino, o Diário Carioca aderiu totalmente a ele. Como Pompeu era 
movido por paixão, essa adesão foi uma coisa escandalosa, total. Discurso de 
Juscelino, ele dava na íntegra. Eram primeira, segunda e terceira páginas com 
o discurso do Juscelino. 

 
 

Carlos Lindenberg Filho (1996, p. 27) também descreveu o comportamento da 

imprensa, na época: 

 
O material político, o mais importante da época em que os jornais 
praticamente não veiculavam assuntos de economia, era fornecido sob os 
auspícios dos partidários dos donos do jornal, o que era um hábito nacional. 
As notícias, pasmem, só eram publicadas quando do interesse político dos 
correligionários do proprietário do matutino, embora este ostentasse, logo 
abaixo de sua logomarca, os dizeres: “Matutino diário e independente”. A 
imparcialidade da maioria dos jornais brasileiros foi um padrão que só anos 
depois foi alcançado.  

 
Hésio Pessali  (1984, p.16) assim se referiu a O Diário, de Vitória: 

A Folha do Povo circulou em 1952, e em 1955 transformou-se em O Diário, 
comprado por um grupo político ligado ao PSD recém derrotado. O apoio 
esperado do PSD não veio e quem acabou comprando o jornal foi seu 
adversário, o governador Francisco Lacerda de Aguiar. Sete anos depois, 
ainda proprietário, Francisco Lacerda de Aguiar ganhou um segundo mandato 
ajudado pela intensa campanha desenvolvida por O Diário. 
 

 

 

3 DESENVOLVIMENTO 

 

3.1 A TRAJETÓRIA DE A GAZETA ANTES DE 1964  

 

3.1.1 O engajamento político explícito 

A Gazeta foi adquirida pelo então governador Carlos Lindenberg, em 1949, já com o 

propósito de sustentar os seus projetos políticos e os do seu partido, o PSD, Partido 

Social Democrático.  

 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

134	
  

A biografia de Carlos Lindenberg, publicada no livro “Dr.Carlos, um homem do 

campo e sua relação com o poder”, descreve:  

 

Em 1949, durante o seu primeiro mandato de governador, Carlos decidiu 
montar um jornal que o apoiasse politicamente. Para realizar o projeto, 
convidou vários nomes do PSD, pois o periódico deveria servir aos interesses 
do partido (GURGEL, 2000, p.140). 

 
Carlos Lindenberg Filho (2002, p. 154), filho de Carlos, conta no seu livro “Eu e a 

sorte”: 
A compra de A Gazeta proporcionou ao então governador Carlos Lindenberg, 
meu pai, o alívio de não precisar mais escrever esdrúxulos editoriais no Diário 
Oficial. O governador se defendia, naqueles editoriais, de ardilosas críticas 
publicadas na própria Gazeta, órgão oficial da União Democrática Nacional-
UDN. A passagem do matutino para o grupo político do meu pai era um 
fantástico troféu que desequilibrava o jogo político em favor do Partido Social 
Democrático-PSD. As ajudas eleitorais a senadores, deputados e vereadores 
fizeram crescer o partido.  

 
3.1.2 Um jornal modesto 

A Gazeta, em 1964, embora líder de circulação, era um jornal modesto, com 8 

páginas nas edições de sábado, terça, quarta e sexta-feira. Às quintas circulava com 

10 páginas. Aos domingos acrescentava às 10 páginas um suplemento em formato 

tablóide, com 12 páginas, denominado “Semanário Social”. Das 8 páginas de sua 

edição normal dedicava uma ao noticiário nacional e internacional, uma aos 

esportes, uma ao noticiário policial, uma aos “Anúncios Populares” (Classificados), 

uma a colunas sociais, duas outras ao noticiário geral, principalmente político, além 

da 1ª página quase sempre dedicada à política local. 

 

Seu noticiário político era a reprodução fiel das posições do PSD, Partido Social 

Democrático, onde era filiado o seu acionista majoritário, Carlos Lindenberg. A linha 

era de franca e explícita oposição ao governador Francisco Lacerda de Aguiar, o 

Chiquinho, e de duelo permanente com o jornal de propriedade do governador, O 

Diário. 

  



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

135	
  

No primeiro dia de 1963, por exemplo, A Gazeta dava amplo destaque, na 1ª página, 

à denúncia feita pelo deputado Christiano Dias Lopes Filho, na Assembléia 

Legislativa, de “grossa marmelada patrocinada pelo Governo do Estado”, com 

relação a pagamento de Cr$ 30 milhões “aos exportadores”. 

  

Carlos Lindenberg Filho (1996, p. 27/31) assim descreveu o processo de produção 

do jornal A Gazeta nas décadas de 1950 e 1960: 

 
Pendurados em um gancho amarrado a um cordão grosso, desciam os 
papéis escritos pelos repórteres e redatores que compunham o corpo 
editorial, então constituído de cinco ou seis malabaristas que escreviam mais 
por ouvir dizer do que apurando os fatos. A esse pessoal cabia ainda redigir 
um precário telegráfico capturado piratamente das agências noticiosas. [...] As 
laudas escritas pelos jornalistas eram distribuídas nas três linotipos que mais 
tarde chegaram a sete [...] (a linotipo) era de uma precisão fantástica na sua 
missão de providenciar toda a composição tipográfica dos jornais, à exceção 
dos títulos que ou eram feitos por uma máquina semelhante ou pela mão do 
tipógrafo [...] A matéria [...] pronta, ia se constituir em paquês (matéria 
completa ou parcialmente completa). Os paquês eram colocados dentro das 
ramas que, uma vez completas e ajustadas, iam para o local de impressão na 
máquina, que na época era plana [...] Quando todas as páginas já estavam 
completas nas ramas e colocadas no local apropriado da impressora, era o 
sinal de que o jornal estava prestes a sair [...] Sendo uma máquina plana, a 
sua impressão se processava em papel em ramas e não em bobinas, como 
passou a ser usado por nós em 1969, quando se mudou para o processo off-
set, praticado em rotativas [...] Aquele reeco-reeco se iniciativa muito lento e 
aumentava vagarosamente até saturar o ouvido de todos com a velocidade 
máxima de uns 500 exemplares por hora. 

  
A Gazeta, até 1962, era dirigida por Eugênio Pacheco de Queiroz, cunhado de 

Carlos Lindenberg, que praticamente sozinho respondia pela gestão do jornal. Ele 

era o Diretor-presidente e a ele se reportavam o Diretor responsável do jornal e um 

chefe de oficinas. Em 1963, Eugênio Queiroz convocou Carlos Lindenberg Filho, filho 

de Carlos Lindenberg, para assumir a Direção Comercial da empresa.  

 

No final do ano de 1962, eu estava de partida para Belo Horizonte, a convite 
[...] para trabalhar em uma empresa de distribuição de valores mobiliários, 
quando inesperadamente meu pai perdeu a eleição para o Senado. [...] 
Constrangido de deixar o Estado e parecer com isto que a família estava 
magoada com os capixabas, resolvi ficar e me estabelecer aqui. [...] Numa 
tarde de verão, no início de 1963, tio Eugênio, que dirigia sozinho o jornal 
desde 1947, me convocou para conversar. – Meu filho – disse – você sabe 
que seu pai é o maior acionista deste jornal. Isto está crescendo, mas poderia 
ir melhor se você viesse me ajudar. Você tem que tomar conta do que vai ser 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

136	
  

seu. Além do mais, os meus negócios particulares estão ficando muito 
prejudicados, pois cada dia me ausento mais para atender A Gazeta.  
Este último argumento superou inteiramente o pavor que tinha de enfrentar a 
direção do jornal, face à minha condição de inteira ignorância daquele que me 
parecia um complexo mundo. Poucos dias depois de saber com clareza que 
A Gazeta era de meu pai, fui escolhido, em 13 de janeiro de 1963, para ser o 
seu diretor comercial, cargo então criado para definir a minha atividade 
(LINDENBERG FILHO, 1996,  p. 32). 

 

3.1.3 O apoio a Jango 

A Gazeta tratava o presidente João Goulart com simpatia, embora o partido do 

presidente, o PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, fosse, no Estado, adversário do 

PSD de Carlos Lindenberg. O PTB, em 1962, havia eleito o vice-governador Rubens 

Rangel, na chapa de Francisco Lacerda de Aguiar, o Chiquinho (PSP) que derrotou 

Jones dos Santos Neves, do PSD. Mas João Goulart havia sido eleito vice-

presidente da República com o apoio do PSD. Isso era o bastante para que A Gazeta 

abrisse espaço para as notícias favoráveis ao Governo Federal depois que João 

Goulart assumiu a presidência após a renúncia de Jânio. 

 

Além do aspecto partidário, havia afinidades pessoais entre o presidente João 

Goulart e o Diretor Comercial de A Gazeta, Carlos Lindenbrg Filho, Cariê, filho de 

Carlos Lindenberg. Eles ficaram amigos, chegaram a pescar várias vezes juntos 

quando Jango vinha a Vitória.  

 
A proximidade com João Goulart chegou ao ponto de Carlos Lindenberg Filho ter 

alertado o presidente em uma das últimas vezes em que Jango esteve em Vitória, 

como contou em depoimento dado a José Carlos Corrêa em 2004: 

- Presidente, o seu Governo está avançando muito. O senhor tem que tomar 

cuidado, eles vão dar um golpe aí. 

- Mas eu posso almoçar eles antes, não é? – respondeu o presidente. 

 

Apesar do apoio emprestado ao Governo Goulart, A Gazeta abria seguidos espaços 

a matérias contra o comunismo, o que demonstrava que sua posição, como a do 

PSD, mantinha prudente distância das teses mais radicais do PTB de Goulart. 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

137	
  

“Moscou já admite fracasso comunista noutros países”, noticiou A Gazeta em 2/2/63. 

“Operários soviéticos estariam construindo uma base atômica na conturbada ilha do 

Caribe (Cuba)” e “A ameaça comunista à Europa Ocidental é o maior perigo que 

ameaça o mundo livre”, publicou em 5/2/1963.  

 

Carlos Lindenberg Filho que, na época, já tinha grande participação no jornal, 

influenciando diretamente o jornalismo, confirma que A Gazeta adotava uma linha 

editorial de apoio às principais bandeiras do Governo João Goulart.  

 
O jornal estava muito identificado com a reforma agrária, a reforma bancária, 
a reforma urbana, com esses temas todos do presidente [...] Seu Queiroz 
ficava com certa cerimônia comigo, porque eu dava a maior força à linha 
editorial (LINDENBERG FILHO, 2004: depoimento dado a José Carlos 
Corrêa). 

 
A simpatia de A Gazeta com o Governo Jango, que era identificado por boa parte da 

população como um Governo dominado por comunistas, causou problemas à área 

comercial do jornal. Os comerciantes passaram a não veicular anúncios em A 

Gazeta por terem a percepção de que era um jornal que defendia teses e idéias 

comunistas. Carlos Lindenberg Filho conta que os funcionários de A Gazeta 

chegaram a fazer uma passeata pelo comércio de Vitória na tentativa de mostrar que 

A Gazeta  não era um jornal comunista.  

 
 
3.1.4 A “fase revolucionária”  
 

O jornalista Oswaldo Oleari (1996, p. 130/131) conta, em crônica que escreveu para 

o livro que tratou da imprensa na série “Escritos de Vitória”, editada pela Prefeitura 

Municipal de Vitória, que A Gazeta chegou a viver, antes do Movimento Militar de 

1964, o “seu período de revolucionária”:  

 
Foi num curto período de esquerdismo ainda pouco explicado, e jamais 
compreendido, de Carlos Lindenberg (o filho), então comandando o jornal do 
grupo do velho e saudoso senador, essa figura memorável que foi Carlos 
Lindenberg (o pai). Talvez se explique essa revolucionice de Cariê, um 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

138	
  

renovador musicalmente autêntico e talentoso, adepto, cantor, compositor e 
amigo dos ídolos da bossa nova pipocando pra todo canto.  

 
 
A “fase revolucionária” de A Gazeta teria ocorrido nos meses que antecederam o 

Movimento Militar de 1964, quando todo o país passou a viver o clima de 

radicalização das tensões entre o Governo e a oposição. Esse período ocorreu entre 

janeiro de 1963 (quando o plebiscito revogou o parlamentarismo e devolveu ao 

presidente da República amplos poderes para governar) e março de 1964 (quando o 

Movimento Militar depôs o presidente João Goulart). Foi nesse período que o debate 

sobre as reformas de base tomou conta do país, a revolta dos sargentos desafiou a 

hierarquia nas Forças Armadas e o movimento sindical e estudantil radicalizou as 

suas posições políticas multiplicando as greves. O Governo ampliou ainda mais a 

divisão ideológica da sociedade ao solicitar ao Congresso a decretação do estado 

de sítio em outubro de 1963, ao regulamentar a lei de remessa de lucros em janeiro 

de 1964 e ao promover, em 13 de março, no comício da Central do Brasil, a 

encampação das refinarias privadas de petróleo. No plano regional, o grande debate 

girava em torno da campanha pela encampação da Companhia Central Brasileira de 

Força Elétrica do Espírito Santo, a concessionária responsável pela produção e 

distribuição de energia na maior parte do Estado. 
 
 

Carlos Lindenberg Filho (2004) comentou assim a época em depoimento dado a 

José Carlos Corrêa: “O jornal estava muito identificado com a reforma agrária, a 

reforma bancária, a reforma urbana, com esses temas do presidente”.  

  
No dia 25/3/1964, A Gazeta abriu manchete na terceira página para o apoio do ex-

presidente Juscelino Kubitschek, lançado candidato do PSD à Presidência da 

República na véspera, às reformas anunciadas por Jango. No dia 1°/4/1964, já com o 

Movimento Militar em marcha, A Gazeta publicava nota do Delegado Regional do 

Trabalho Bianor Machado de apoio ao presidente. 

 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

139	
  

Foi por todas essas razões que A Gazeta passou a ser alvo da “caça às bruxas” que 

se seguiu ao Movimento de 1964. 

 

 
3.2 A TRANSIÇÃO. O AUTORITARISMO, A CAÇA ÀS BRUXAS, A EXTINÇÃO DOS 
PARTIDOS POLÍTICOS 
 

O apoio ao Governo João Goulart fez A Gazeta ficar na mira dos comandantes 

militares após o Movimento Militar de 1964. Tão logo foi confirmado o exílio de 

Jango, o coronel comandante do 3º Batalhão de Caçadores, como se chamava na 

época a unidade do Exército sediada no Estado, Newton Fontoura Reis, convocou os 

jornalistas identificados com o Governo deposto, um a um, para adverti-los de que 

deveriam se comportar, como conta Carlos Lindenberg Filho (2004) em depoimento 

dado a José Carlos Corrêa:  

 
O Coronel Newton Reis mandou chamar um por um, e foi extremamente 
gentil. “Se você não fizer nada, não acontece nada com você. Agora, se 
você...”, dizia ele. Os militares tinham medo de uma contra-revolução, armas, 
essas coisas. 

 
No noticiário de primeira página da edição de 3 de abril de 1964 A Gazeta revela a 

sua distância do Movimento de 1964 ao lastimar “o uso da força em lugar do remédio 

legal do impeachment do ex-Presidente da República” e ao elogiar a anunciada 

disposição dos militares em devolver o poder aos civis. 

 

Oswaldo Oleari, que escrevia na época a coluna “Oswaldo Oleari Comenta & 

Informa” que era publicada em A Gazeta, descreveu o ambiente da Redação logo 

após o Movimento Militar de 1964. 

 
Explodiram as ameaças da revolução sindicalista de Jango Goulart, seus 
pelegos e toda a horda de picaretas que cercavam o ingênuo presidente. A 
fase “revolucionária” de A Gazeta encerrava-se abruptamente em 1964, após 
uma visita de Cariê ao histórico Batalhão de Caçadores. Lá, aconselharam-no 
a continuar cantando bossa nova – o que ele sempre fez com méritos. O after 
day foi um horror. Pelos cantos, Eloy Nogueira e todos resmungavam atrás 
dos armários empoeirados, invariavelmente com aquele ar típico de enterro a 
que não se queria ir, arrumavam gavetas, guardavam livros e poucas 
esperanças. E agora, José? – perguntava alguém repetindo Drummond.  “Ir 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

140	
  

para Minas?” Mas em Minas estava o general Mourão Nabor Vidigal, um 
cínico sacana... definia seu futuro imediato: “Vou aproveitar a revolução pra 
ganhar dinheiro, não tem nada melhor do que uma revoluçãozinha pra gente 
ganhar dinheiro”. E foi indo. Binóculo, notas esportivas de Mickey, como a 
assinava Darly Santos, sucumbiu e o poeta foi viver temporada no Soído, 
levado por Hélio Dórea. (OLEARI, 1996, p. 132). 

 
Já no dia 3/4/1964, deixaram de ser publicadas as colunas de Oswaldo Oleari e 

Darly Santos. 

 
Carlos Lindenberg Filho também se afastou do jornal por alguns meses em 

decorrência do Movimento Militar.  

 

Quatro dias depois, em 8/4/1964, A Gazeta demonstra que começara a 

compreender toda a dimensão e força do Movimento de 1964 ao substituir o diretor 

Eloy Nogueira da Silva por um general da reserva, Darcy Pacheco de Queiroz, 

cunhado de Carlos Lindenberg. Na edição de 8/4/1964 o jornal informou a mudança 

alegando que ela teria sido causada pelo estado de saúde do substituído. 

  

O afastamento temporário de Eloy Nogueira da Silva acabou por se tornar definitivo, 

pois o General Darcy Pacheco de Queiroz ocupou a direção do jornal por quase 30 

anos só se afastando em 1990 para se tornar vice-presidente da empresa. 

 

A posse do General Darcy Pacheco de Queiroz como diretor de A Gazeta tinha a 

clara intenção de sinalizar que o jornal se dispunha a passar a apoiar o Movimento 

Militar de 1964 em um momento em que havia a ameaça de retaliações em razão da 

“fase revolucionária” dos meses anteriores a abril de 1964. Tanto que na primeira 

edição após a posse do novo diretor, A Gazeta começa a responder ao que chama 

de “boatos totalmente infundados”. 

 

Na edição de 18 de abril, A Gazeta volta a condenar a política de “caça às bruxas” 

que seguiu à queda de Goulart: 

 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

141	
  

Os inconseqüentes - Várias vezes, em todos os recantos da Nação brasileira, 
representando o equilíbrio e a sensatez, têm se levantado contra a 
predisposição de alguns dos pseudo-vencedores da Revolução de 1º de abril 
que pretendem, através de um extremismo anti-cristão, transformar o país 
num imenso campo de concentração, mandando para o seu interior – 
fortemente cercado do ódio cego e da felonia – todos aqueles que pretendem 
acoimar de traidores da Pátria [...] Perseguir e demitir injustamente, 
emascular o povo brasileiro, torná-lo um pária, massacrá-lo, espezinhá-lo, 
feri-lo e matá-lo, não reproduzem, estamos certos, o espírito da Revolução. (A 
GAZETA, 18/4/1964, p. 1) 

 
Sob a direção do General Darcy Pacheco de Queiroz, A Gazeta conseguiu 

sobreviver à “caça às bruxas” e, aos poucos, foi superando as desconfianças do 

Movimento Militar de 1964. A Gazeta manteve, com o General Darcy, a sua linha 

favorável ao PSD, Partido Social Democrático, que, em nível nacional, apoiou a 

eleição indireta do General Humberto Castello Branco para a presidência da 

República.  
 

No nível regional, A Gazeta manteve uma firme linha de oposição ao governador 

Francisco Lacerda de Aguiar, dando repercussão às denúncias e ações movidas 

pela bancada de oposição na Assembléia Legislativa, mesmo após a extinção dos 

antigos partidos, entre eles o PSD, em 27 de outubro de 1965. Essas ações 

culminaram com o pedido de impedimento do governador, subscrito por 21 

deputados, em 29 de março de 1966. No dia seguinte chegava a Vitória o Coronel 

Dilermando Gomes Monteiro, subchefe da Casa Militar da Presidência da República, 

para exigir a renúncia do governador. Pressionado pela Assembléia e pelo Governo 

Militar, Chiquinho renunciou  ao Governo naquele mesmo dia. 

 

A Gazeta cumpriu importante papel na queda de Chiquinho. Marta Zorzal e Silva 

(1995, p. 430) descreveu esse papel: 

 
As forças políticas regionais, principalmente aquelas agregadas em torno do 
PSD, que haviam perdido a direção do Executivo Estadual para Lacerda de 
Aguiar, articularam, em nome da “Revolução”, meios para retirá-lo da direção 
do Governo. 
Por conseguinte, além da oposição e da imagem caótica que o Jornal A 
Gazeta vinha veiculando sobre o Governo Lacerda de Aguiar, aliás, praxe do 
Jornal, a partir de meados de 1965, levantou-se uma série de denúncias em 
torno do envolvimento do Governador em processos de corrupção 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

142	
  

administrativa, e insinuações sobre possíveis ligações de Francisco Lacerda 
de Aguiar com elementos subversivos. 
Esse processo acabou com a instauração, pelo Exército, de Inquérito Policial 
Militar-IPM e culminou com o pedido de licença pelo Governador, em 31 de 
janeiro de 1966. Assumiu o Governo do Estado o Vice-Governador – Rubens 
Rangel – em 1º de fevereiro de 1966, com todo o apoio do Jornal A Gazeta 
[...] Posteriormente, Lacerda de Aguiar seria levado a renunciar 
definitivamente ao Governo, no início de abril de 1966, por meio de carta 
renúncia. 

 

 
A queda de Chiquinho (em 30 de março de 1966) e a extinção dos antigos partidos 

políticos (em 27 de outubro de 1965), abriram o caminho para que A Gazeta iniciasse 

um processo de afastamento da política-partidária. 

 

Carlos Lindenberg Filho (2002, p. 48) conta em seu livro “Eu e a Sorte”: 
 

 
A partir de 1967, eu fiz em A Gazeta um paciente, longo e exaustivo esforço 
para desvinculá-la de um grupo político, o Partido Social Democrático-PSD. 
Tudo isso com a solidariedade e o entusiasmo da redação e o temeroso, 
discreto e inseguro apoio de meu pai e de tio Eugênio, presidente da 
empresa. Em vários estados brasileiros a situação era a mesma: os jornais 
criados ou adquiridos, tinham um objetivo eminentemente político. Por isso 
mesmo, aos olhos de meu pai, de meu tio e de outras pessoas, parecia 
ilógico e estranho alterar uma postura vitoriosa. 

 
 

Em outra ocasião, Lindenberg Filho (1996, p. 27/28) escreveu na crônica “De volta 

para o futuro” no livro “Escritos de Vitória – Imprensa”: 

 
A imparcialidade da maioria dos jornais brasileiros foi um padrão que só anos 
depois foi alcançado. No Espírito Santo começou em 1964, com a extinção 
dos partidos de então, e só se consolidou em 1970. O meu pai e o seu 
cunhado, o Eugênio Queiroz, que em 1947 haviam, com um grupo de amigos 
e correligionários liderados por Alfredo Alcure, comprado A Gazeta, 
suportaram com estoicismo e galhardamente a grande cirurgia que aos 
poucos foi libertando dos interesses políticos a conduta editorial do jornal. 
Afinal eles haviam comprado o jornal para isto mesmo, ou seja, para fazer 
política. 
 

 
A tarefa de Carlos Lindenberg Filho foi facilitada pela pouca expressão dos novos 

partidos criados pelo Movimento Militar de 1964. A Arena-Aliança Renovadora 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

143	
  

Nacional e o MDB-Movimento Democrático Brasileiro tinham as suas atividades 

permanentemente monitoradas pelo Governo Militar que detinha a força do poder e 

dos Atos Institucionais. Os partidos políticos ficaram ainda mais inexpressivos com a 

supressão das eleições para a Presidência da República (através do AI-2, Ato 

Institucional nº 2, de 27/10/1965), e para os Governos dos Estados e Prefeituras das 

Capitais. As últimas eleições disputadas pelo principal acionista de A Gazeta, Carlos 

Lindenberg, ocorreram em 1966 quando ele foi eleito senador. 

 

O desatrelamento de A Gazeta da corrente política que anteriormente se abrigava no 

PSD, Partido Social Democrático, foi, segundo Carlos Lindenberg Filho, “lento e 

gradual”. Sua participação nesse processo foi decisiva como contou em depoimento 

dado a José Carlos Corrêa em 6/6/2004:  

 

Num determinado momento eu pensei assim: vamos ver o que ocorre, então, 
dar uma fisgada um pouco maior para ver o que resulta daí. Havia um 
colunista político em O Diário, que era o grande jornal opositor de A Gazeta 
por ser de propriedade do Dr. Chiquinho.  Era o Esdras Leonor que, 
obviamente, escrevia em favor da política do Chiquinho. Então em convidei o 
Esdras para ir para a Gazeta. Aquilo foi um escândalo. Muitos partidários do 
meu pai ficaram aborrecidos, reclamaram com seu Eugênio, reclamaram com 
papai. Fiz isso para chocar mesmo, para dar um sinal de que estava 
mudando. E, ao mesmo tempo, para dar um recado: vamos nos acalmar, não 
vai acontecer nada. O Esdras foi um colunista eficiente, na época. Em 1972 o 
jornal já estava desatrelado da política partidária [...] O desatrelamento não foi 
uma operação dolorosa porque os partidos já estavam extintos, muita gente 
do PSD foi para a Arena mas muitos foram também para o MDB, e estavam 
todos dispersos. Era o momento certo do jornal também dispersar. E 
decidimos: não vamos apoiar nem MDB nem Arena. Vamos aproveitar o 
ensejo e dar um adeus a essa história. 
 

  
José Antônio de Figueiredo Costa  (1983), na época Diretor de Redação de A Gazeta 

assim se referiu à vinculação político-partidária do jornal: 

 
A história da imprensa brasileira registra um capítulo em que os jornais 
alimentavam uma extrema intimidade com agremiações e tendências 
partidárias, sendo a política – tomada aqui em uma dimensão quase eleitoral 
– seu elemento motivador predominante. A Gazeta também sofreu esse 
processo. Antes de sua aquisição pelo atual grupo, já apresentava uma 
postura abertamente político-partidária. Adquirida há mais de trinta anos para 
idênticos fins, cumpriu por muito tempo tal etapa, voltada que estava para a 
sustentação de posições do antigo Partido Social Democrático, o PSD. [...] O 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

144	
  

acondicionamento compulsório das lideranças pessedistas nos limites do 
bipartidarismo de 65 acelerou a tendência de renunciar à sua condição 
original de instrumento de política partidária, em favor de uma dinâmica 
empresarial.  

 

Esses fatos somados deram as condições para que o filho de Carlos Lindenberg, 

Carlos Lindenberg Filho, assumisse a direção executiva da empresa e passasse a 

adotar uma gestão mais profissional em todas as áreas, inclusive na definição da 

linha editorial. 

 

 
3.3 O JORNALISMO EM BASES PROFISSIONAIS. O JORNAL EM BUSCA DE 

NOVOS CAMINHOS E NOVOS MERCADOS. O GRUPO EMPRESARIAL REDE 

GAZETA 

 

 

3.3.1 A reestruturação  

 

Depois que voltou a Vitória, e após um período em que se dedicou ao setor 

imobiliário, Carlos Lindenberg Filho reassumiu a direção de A Gazeta, em 1966, com 

o propósito definido de estruturá-la em bases empresariais. Fez isso consciente de 

que só reestruturando a empresa poderia levá-la a um período de crescimento, 

deixando para trás a época da improvisação, seguindo o caminho que vários jornais 

também decidiram trilhar na mesma época. 

 

Para Carlos Lindenberg Filho, a estruturação da empresa em bases mais 

profissionais viria de qualquer forma, independentemente do desatrelamento do 

jornal da política partidária, mas um processo acabou ajudando o outro.  

 
São dois processos distintos, o desatrelamento político-partidário e a 
profissionalização da empresa, ou seja, uma coisa não foi feita por causa da 
outra, mas os dois processos se complementam. O desatrelamento acabou 
ajudando a profissionalização. Porque você não poderia fazer uma empresa 
jornalística de verdade se ela permanecesse ligada a um partido político. Mas 
mesmo que não desatrelasse, eu profissionalizaria porque eu queria acabar 
com aquela história de ir ao caixa para ver quanto entrou e quanto saiu, 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

145	
  

aquela expectativa  sem qualquer previsão de nada, de gastos, de receitas, 
de geração de caixa. (LINDENBERG FILHO, 2004: depoimento dado a José 
Carlos Corrêa). 

 
Carlos Lindenberg Filho teve a inspirá-lo, no afastamento de A Gazeta do PSD e na 

sua adoção de uma estrutura mais profissional para a empresa, o exemplo de outros 

jornais do país. 
 

Na época, os jornais de maior padrão no Brasil transformavam-se em forças 
empresariais, pondo fim à promiscuidade de suas linhas editoriais com os 
interesses dos partidos políticos. (LINDENBERG FILHO, 2001, p. 3).  

 
 

O primeiro passo no sentido da reorganização foi dotar o jornal de instalações e 

equipamentos adequados ao salto de qualidade que seria dado a seguir. Por isso foi 

projetado e construído o Edifício A Gazeta no nº 127 da Rua General Osório, com 13 

andares, a poucos metros da sede do jornal (que estava instalada no nº 119). O 

térreo e o primeiro pavimento do prédio foram reservados para o jornal, enquanto a 

cobertura ficou preservada para uma emissora de rádio.  

 

Enquanto o prédio era construído, entre 1963 e 1966, A Gazeta adquiriu uma 

moderna máquina impressora off-set Goss Community,  capaz de imprimir 16 mil 

exemplares por hora, passando a ser o primeiro jornal do Espírito Santo a ser 

impresso pelo sistema off-set. Em 7 de dezembro de 1969 o jornal inaugurou a nova 

sede, a rotativa e o setor de fotolito para preparação das chapas utilizadas na nova 

impressora. Meses depois, as antigas linotipos foram substituídas por equipamentos 

de composição de texto “a frio”, por computador.  

 

A reestruturação de A Gazeta chegou, então, à área de gestão, com a contratação 

de dois profissionais que haviam trabalhado no Jornal do Brasil, jornal carioca que 

havia passado por um processo semelhante.  

 

As mudanças de 1971 abriram caminho para a formação do grupo empresarial Rede 

Gazeta. 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

146	
  

 
Além da implantação do orçamento empresarial e definição em organograma 
dos cargos e funções na empresa, foi executada o que penso ter sido a 
primeira reforma gráfica e jornalística, o que exigiu, inclusive, um estágio de 
competentes companheiros em jornal do Rio. Esses instrumentos permitiram 
uma extraordinária segurança na condução da empresa, especialmente no 
que diz respeito às previsões futuras, no planejamento a longo prazo, etc. 
Tenho absoluta convicção de que foi vital esse trabalho, que acabou por 
influir e estimular a implantação da TV, a construção deste prédio da Chafic 
Murad e na compra da nova máquina Harris, ainda em operação. 
(LINDENBERG FILHO, 1998, p. 2). 
 
 

A nova estrutura organizacional e os instrumentos de gestão começaram a ser 

implantados em A Gazeta em 1971. Eugênio Queiroz foi designado presidente, 

Carlos Lindenberg Filho assumiu a Diretoria Executiva e o General Darcy Pacheco 

de Queiroz, confirmado como Diretor responsável do jornal, ganhou a companhia de 

um Diretor de Redação além do Editor-chefe. Foram, então, contratados um Gerente 

Comercial, um Gerente Industrial e um Gerente para a área de Planejamento e 

Controle. 

 

 

3.3.2 Surge a Rede Gazeta 
 

Os bons resultados obtidos com a reestruturação do jornal ampliaram os planos da 

empresa que até então se restringiam, além de consolidar a posição do jornal, a 

inaugurar uma emissora de rádio. Essa ampliação começou a tomar forma quando 

Carlos Lindenberg Filho foi convencido por um amigo, que havia feito o mesmo no 

Ceará, a disputar a concessão de um canal de televisão. Foi assim que A Gazeta 

entrou na disputa do canal 4, cuja concorrência havia sido aberta. 

 

 

A TV Gazeta foi inaugurada em 11 de setembro de 1976. Sua implantação teve 

sintonia, também, com a estratégia de fortalecer a posição do jornal. Pouco tempo 

depois, em 1979, entrou no ar a emissora de rádio FM, sendo então lançada a 

denominação Rede Gazeta de Comunicações, simplificada  em 1997 para Rede 

Gazeta.  



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

147	
  

 

 

A partir de então o desenvolvimento da empresa foi uma constante, agregando-se ao 

grupo empresarial outras emissoras de televisão e de rádio, portais na Internet, e 

empresa de entretenimento e desenvolvimento de software. Atualmente, são 21 os 

negócios conduzidos pela Rede Gazeta. 

 

Em fevereiro de 1983 a Rede Gazeta inaugurou uma nova e moderna sede, na Rua 

Chafic Murad, 902, no bairro Ilha de Monte Belo, em Vitória, onde se encontra 

instalada até hoje, deixando o Edifício A Gazeta que já estava acanhado para abrigar 

as instalações do jornal e da TV.  

 

Em 2000, assumiu a direção geral da Rede Gazeta Carlos Lindenberg Neto, filho de 

Carlos Lindenberg Filho e neto de Carlos Lindenberg. 

 

3.3.3 A Rede Gazeta na virada do século 

Em 1996, A Gazeta iniciou a construção de um novo parque gráfico, próximo à atual 

sede, e adquiriu uma nova impressora, Newsliner, fabricada pela Goss Corporation. 

O novo parque gráfico foi inaugurado em 1999 e, além de permitir a acolhida de uma 

maior quantidade de anúncios em policromia, viabilizou o lançamento, em 2000 um 

novo jornal diário, o Notícia Agora, na linha de jornal popular. 

 
 
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 
Ao se distanciar dos partidos políticos, A Gazeta tornou possível a prática de um 

jornalismo independente, isento e, com isso, ganhou credibilidade na comunidade 

onde atua. O distanciamento da empresa com relação à política partidária, por outro 

lado, abriu caminho para que fosse implantada uma gestão mais profissional 

viabilizando o crescimento da participação da empresa no mercado publicitário e de 

leitores e a ampliação dos seus planos de expansão na área de comunicação. 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

148	
  

 

É possível concluir, ainda, que o desatrelamento do jornal A Gazeta dos interesses 

político-partidários influiu decisivamente para que um salto de qualidade fosse dado 

pela empresa. As mudanças ocorreram através da reorganização da estrutura, da 

gestão e dos processos empresariais, principalmente em dois momentos principais: 

em 1971, com a assessoria de especialistas que já haviam feito trabalho semelhante 

no Jornal do Brasil e em 1992 com a adoção do Planejamento Estratégico. A nova 

postura empresarial caracteriza-se pela dedicação exclusiva à área de comunicação, 

reinvestimento permanente dos resultados no próprio negócio, constante atualização 

tecnológica, aproveitamento das novas oportunidades oferecidas pelo mercado e 

constante preocupação com a ética e com o papel da imprensa como instituição 

importante para a sociedade.   

 

 
REFERÊNCIAS  

 
ABREU, Alzira Alves de; LATTMAN-WELTMAN, Fernando e ROCHA, Dora. Eles 
mudaram a imprensa: depoimentos ao CPDOC-Centro de pesquisa e 
Documentação de História Contemporânea. Rio: Editora FGV, 2003. 
 
ALBUQUERQUE, Afonso de. Aula no Curso de Pós Graduação “Latu Sensu” 
Estudos Avançados de Comunicação da Faculdade Cândido Mendes de Vitória em 
1º/11/2002. 
 
CALIXTE, Marien. Longa trajetória. In: O Diário da Rua Sete: 40 versões de uma 
paixão.Vitória: Contexto Jornalismo & Assessoria Ltda, 1998. 
 
COSTA, José Antônio de Figueiredo. Sintonia entre tradição e progresso. In: A 
Gazeta, edição de 29/9/1983, Caderno Especial, p. 14. 
 
FERREIRA, Giovandro Marcus. Aula no Curso de Pós Graduação “Latu Sensu” 
Estudos Avançados de Comunicação da Faculdade Cândido Mendes de Vitória em 
8/8/2003. 
GASPARI, Elio. A Ditadura Envergonhada. São Paulo: Companhia de Letras, 
2002. 
GURGEL, Antonio de Pádua. Dr. Carlos: um homem do campo e sua relação com 
o poder. Vitória: Contexto Jornalismo & Assessoria Ltda, 2000. 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

149	
  

LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. De volta para o futuro. In:  
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Escritos de Vitória – 17 – Imprensa. 
Vitória: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996. 
 
LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. Eu e a sorte. Rio: Gryphus, 2002. 
 
LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. In: A GAZETA 25.000 edições, 
caderno especial que circulou com o jornal A Gazeta em 26/8/2001. 
 
LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. Além da prosa. In: CADERNO 3, 
jornal interno da Rede Gazeta, agosto de 1998. 
 
LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. Muitos avanços e alguns 
esbarros. In: CADERNO 3, jornal interno da Rede Gazeta, setembro de 1995. 
 
LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. Planejar para crescer. In: 
CADERNO 3, jornal interno da Rede Gazeta, outubro de 1997. 
 
LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. Carta enviada à Gazeta Mercantil. 
In: GAZETA MERCANTIL, Edição do Espírito Santo. Lindenberg Filho dá sua 
versão sobre mudanças na rede Gazeta, 23/3/2000. 
 
LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. In: CADERNO 3, jornal interno da 
Rede Gazeta. A Gazeta completa 75 anos: passado, presente e futuro do jornal. 
Agosto de 2003. 
 
LINDENBERG FILHO, Carlos Fernando Monteiro. In: CADERNO 3, jornal interno da 
Rede Gazeta. Uma grande nau rumo ao futuro. Trechos do discurso de Carlos 
Lindenberg Filho na cerimônia de inauguração do novo Parque Gráfico de A Gazeta 
em 26/5/1999. Maio de 1999. 
 
LINDENBERG NETO, Carlos Fernando Monteiro. In: CADERNO 3, jornal interno da 
Rede Gazeta. Momento delicado. Maio de 2003. 
 
LINDENBERG NETO, Carlos Fernando Monteiro. In: CADERNO 3, jornal interno da  
jornal interno da Rede Gazeta. Perspectivas para 2004. Janeiro de 2004. 
 
MENDONÇA, Marina Gusmão de. O demolidor de presidentes. São Paulo: Códex, 
2002. 
 
MORAIS, Fernando. Chatô, o rei do Brasil: a vida de Assis Chateubriand. São 
Paul:, Companhia das Letras, 1994. 
 
OLEARI, Oswaldo. Capitão Romão x Capitão Maziero. In: PREFEITURA 
MUNICIPAL DE VITÓRIA. Escritos de Vitória – 17 – Imprensa. Vitória: Secretaria 
Municipal de Cultura e Turismo, 1996. 
 



DESTARTE	
  	
  v.2,	
  n.2	
  (2012)	
  
	
  

	
  
ISSN	
  2237-­‐2113	
  
	
  
	
  
	
  

150	
  

PESSALI, Hésio. O mercado de trabalho antes e depois do curso de 
Comunicação Social. Tese ao 1º Congresso Estadual de Jornalistas. Vitória: 1984. 
  
PILAGALLO, Oscar. O Brasil em sobressalto: 80 anos de história contados pela 
Folha. São Paulo: Publifolha, 2002. 
 
REIS, Ruth. A construção do relato jornalístico na imprensa capixaba. In: 
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Escritos de Vitória – 17 – Imprensa. 
Vitória: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996. 
 
SOARES, Renato Viana. O Jornalismo atual do Espírito Santo. Ensaio com que 
concorreu ao Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Jornalismo organizado 
pela USP, Editora Abril e Gazeta Mercantil, São Paulo, 1984. In: Jornalismo no 
Brasil contemporâneo. Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de 
Comunicação e Artes da USP em 1984 e republicado pelo Jornal dos Jornalistas, 
Vitória, abril de 1985. 
 
TORRE, Paulo Eduardo.  O espírito da coisa. In: A GAZETA. A Gazeta 60 anos: 
coletânea das primeiras páginas mais importantes do jornal, 1988. 
 
VITÓRIA-ES. A Gazeta. Caderno Especial A Gazeta 75 anos. Circulou com a 
edição de A Gazeta de 21/9/2003. 
 
VITÓRIA-ES. A Gazeta. Edições de 1º/1/1963, 3/1/1963, 6/1/1963, 12/1/1963, 
17/1/1963, 20/1/2963, 22/1/1963, 2/2/1963, 3/2/1963, 5/2/1963, 6/2/1963, 
11/2/1963, 3/3/1964, 4/3/1964, 17/3/1964, 21/3/1964, 1º/4/1964, 3/4/1964, 
8/4/1964, 9/4/1964, 10/4/1964 e 18/4/1964.  
 
VITÓRIA-ES. A Gazeta. Caderno especial A Gazeta 25.000 edições. Circulou 
com a edição de A Gazeta de 26/8/2001. 
 
VITÓRIA-ES. A Gazeta. A Gazeta, 60 anos: Primeira Página – Sessenta anos de 
História – 1928-1988 – Sessenta anos de História do Espírito Santo, do país e do 
mundo refletivos nas primeiras páginas de A Gazeta. Coletânea das primeiras 
páginas mais importantes de A Gazeta. 1988. 
 
VITÓRIA-ES. Caderno 3. Jornal interno da Rede Gazeta. Edições de setembro/1995 
(p.2), outubro/1997 (p.2), agosto/1998 (p.2), maio/1999 (p.2), maio/2003 (p.4), 
junho/2003 (p.8), agosto/2003 (p.5) e janeiro/2004 (p.2). 
 
VITÓRIA-ES. Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria Municipal de Cultura. 
Escritos de Vitória - 17 – Imprensa. 1996. 
 
WAINER, Samuel. Minha razão de viver: Memórias de um repórter. Organização e 
editoração de Augusto Nunes, Rio de Janeiro: Record, 1988. 

 


