Caracterização do perfil epidemiológico de pacientes com câncer do colo do útero no Ceará durante o período de 2013 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.55811/rpbc/1676Palavras-chave:
Câncer do Colo do Útero, Carcinoma, Saúde Pública, CearáResumo
O câncer do colo do útero (CCU) é um dos carcinomas de maior incidência em todo o mundo e uma das principais causas de óbito na população feminina. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, para o ano de 2023, foi estimada uma projeção de ocorrência de 604 mil novos casos de CCU no mundo. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o CCU é o sexto tipo de câncer mais incidente entre a população geral brasileira, o terceiro câncer mais frequente entre o sexo feminino. Entre os anos de 2013 e 2022, o Ceará ocupou a nona colocação entre os estados com maior incidência de CCU no Brasil. Tendo o CCU como um importante problema de saúde pública, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento epidemiológico do carcinoma no Ceará. Trata-se de um estudo observacional, analítico e transversal. Entre o período de 2013 a 2022, foram registrados 6,076 novos casos de CCU entre a população residente do Estado do Ceará, correspondendo à cerca de 4,5% dos casos notificados em território nacional. A faixa etária de 35 a 59 anos de idade foi a mais afetada. As maiores incidências de CCU foram atribuídas aos estádios II e III. Desta forma, podese observar semelhanças compartilhadas entre o Estado do Ceará e regiões subdesenvolvidas de modo geral, onde o perfil de pacientes diagnosticados com CCU são predominantemente classificados como portadores de doença localmente avançada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Pesquisas Básicas e Clínicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de artigos para a Revista de Pesquisas Básicas e Clínicas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Pesquisas Básicas e Clínicas como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que proibe o uso para fins comerciais, mas pertime o uso para a distribuição, adaptação e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.