A ESCOLA E OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES

Autores

  • Elizangela Silva de Oliveira
  • Márcia Peixoto Leal
  • Fábio Luiz Alves de Amorim

Resumo

A escola precisa estar preparada para receber todas as novas configurações familiares, existentes em nossa sociedade, incluindo todos no processo ensino aprendizagem e nas tomadas de decisões. Porém, a escola tem mostrado certa falta de habilidade ao lidar com essas famílias, visto que suas práticas ainda estão direcionadas ao modelo tradicional, causando as famílias de diferentes arranjos, um sentimento de não pertencimento aquele espaço. Diante do exposto, surgem alguns questionamentos: Como são acolhidas essas famílias no cotidiano escolar? Como a escola se coloca nesse debate? Existem ações direcionadas a conscientização sobre os diferentes arranjos familiares, quais são elas? Como a escola se planeja para as datas comemorativas do dia dos pais e dia das mães? Qual a sensação do aluno ao observar que o modelo de sua família não é o modelo que a escola tem como a ideal? A partir destes questionamentos temos como objetivo identificar e analisar práticas de atuação das escolas com os novos arranjos familiares. O desenho metodológico se faz por meio de revisão bibliográfica. Para tanto, articulamos o pensamento de Parolin (2003), Szymanski (2002), entre outros autores às orientações da legislação vigente do Ministério da Educação e das correlatas ao tema. Como considerações finais podemos observar que as famílias que não se enacaixam na tradição patriarcal ainda sofrem muito preconceito, negando a existência das mesmas. Um dos arranjos familiares que mais enfrentam desafios em se constituírem como família, são as formadas por casais homoafetivos. Daí a importância em avançar em ações que visem ampliar o conhecimento da sociedade frente a essas famílias. Na atualidade a compreensão de família, não somente se dá pelos laços sanguíneos ou de parentesco, mas principalmente pelas relações de afetividade e cuidado entre os membros que compõem a mesma (SZYMANSKI, 2002). Com isso, não podemos mais reconhecer a família padrão como uma estrutura predefinida e imutável e nem determinar funções a serem executadas por cada membro, visto a diversidade em que elas se apresentam e/ou se organizam.

 

Palavras-chave: Arranjos Familiares. Afetividade. Família e Escola.

Downloads

Publicado

16-03-2022